02/08/2022 18:14 | Utilidade Pública

Hemoal realiza quatro coletas externas de sangue esta semana

Postos fixos de Arapiraca e Maceió recebem voluntários até o sábado (23)


Além das coletas externas, Hemoal faz captação de sangue nos Postos Fixos de Maceió e Arapiraca

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres/Ascom Sesau

Para facilitar o acesso de quem deseja se candidatar à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza quatro coletas externas esta semana. As Unidades Maceió e Arapiraca atuam para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, assegurando que os pacientes internos nas maternidades e hospitais recebam as transfusões sanguíneas necessárias.

 

Das quatro coletas externas agendadas, duas ocorrem nesta quarta-feira (3), sendo uma na capital e outra no interior do Estado. Em Maceió, a ação itinerante será realizada das 9h às 16h, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), situado no bairro Poço. Paralelamente, em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, a iniciativa ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h.

 

Na quinta-feira (4), no mesmo horário, a Praça Marque da Silva, em Arapiraca, volta a ser o local de mais uma coleta externa. No Litoral Sul, na Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe, situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, outra equipe multidisciplinar do hemocentro alagoana irá captar doadores, das 9h às 16h.

 

Conforme a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, as coletas externas são estratégias que contribuem para que o hemocentro alagoano disponha de estoque satisfatório para atender à demanda transfusional. “Além de recebermos voluntários de segunda a sábado em nossos postos de coleta fixos, realizamos as ações itinerantes para irmos ao encontro dos candidatos à doação”, ressaltou.

 

Postos Fixos

 

Em Maceió é possível doar sangue no Posto de Coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como aos sábados, das 7h30 às 17h. Caso prefira, o voluntário pode comparecer ao Posto de Coleta do Farol, localizado no Hospital Veredas, que funciona as terças e quintas, das 7h30 às 17h.

 

Já em Arapiraca, as doações podem ser realizadas no Posto de Coleta do Eldorado, no antigo Empresarial Solution Center, localizado próximo à Escola Alternativa. O órgão funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h, além de receber voluntários aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

 

Critérios para Doação

 

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter idade mínima de 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. O Ministério da Saúde (MS) exige ainda que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas.

 

No caso do candidato que tenha colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento. O voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, fica impedido, permanentemente, de se candidatar à doação.

 

No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando, além de ser necessário respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Quanto aos homens, de acordo com portaria do Ministério da Saúde (MS), o intervalo é de apenas dois meses para voltar a doar sangue.