13/11/2023 16:25 | ServiçosSaúde

Hemoal realiza coletas de sangue nesta terça em Arapiraca e São Miguel dos Campos

Iniciativas acontecem simultaneamente das 8h às 16h; voluntários devem ter entre 16 a 69 anos de idade


Para doar sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos, além de 16 a 69 anos de idade

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Além de receber doações de sangue em seus postos fixos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas nesta terça-feira (14). Em Arapiraca, a ação ocorre na praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em São Miguel dos Campos, a iniciativa acontece no Centro Médico Dr. Sady Pereira, no Loteamento José Alves, das 8h às 16h.


Para se candidatar à doação voluntária de sangue, segundo os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos, além de 16 a 69 anos de idade. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, portando os respectivos documentos comprobatórios.

 

Ainda conforme o MS, os voluntários também não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “Com relação aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento ocorre pelo período de 12 meses”, afirma a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade. 

 

"Quanto aos candidatos à doação de sangue que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação ou que dormiram menos de 6 horas na noite anterior, a doação é vetada. Aqueles que são doadores habituais e desejam repetir o procedimento, devem aguardar 90 dias se forem mulheres e 60 dias se forem homens", explicou a assistente social.