09/02/2023 18:59 | Saúde

SOLIDARIEDADE

Hemoal realiza coleta externa de sangue nesta sexta-feira (10), na sede OAB

Coleta de sangue ocorre da 8h às 15h, na sede da entidade, em Jacarecica


Para doar sangue, é necessário estar usando máscara

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Em mais uma ação itinerante, com o objetivo de estabilizar o estoque de sangue para o Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta sexta-feira (10), no horário das 8h às 15h, a coleta externa de sangue na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional (OAB/AL), no bairro Jacarecica, em Maceió. Além dos advogados que frenquentam a entidade, a ação pretende sensibilizar toda a população da área para a doação de sangue, uma atitude de solidariedade que salva vidas.

 

Para ser doadora, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos de idade, ter peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e documento de identificação com foto. É necessário seguir outros critérios, segundo o Ministério da Saúde (MS). Voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento.

 

Segundo a assistente social do Hemoal, Natasha Souza, há impedimentos temporários, também orientados pelo MS. “Para as pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida pelo período de 12 meses”, ressaltou a profissional.

 

Além disso, os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. “É importante também ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior”, orientou Natacha Souza.

 

Nova Doação

 

Para repetir o procedimento, a assistente social explicou que o homem deve aguardar, no mínimo, 60 dias, e a mulher, 90 dias. Ainda com relação à mulher, há impedimento para doar sangue apenas para as grávidas ou que estejam amamentando.

 

Pessoas que tenham sido infectadas pelo novo Coronavirus ficam impossibilitadas de doar sangue por 10 dias, contados após a recuperação. No caso do voluntário que apenas teve contato com pessoa infectada e nos sete dias subsequentes não apresentou os sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer sem nenhum problema.