29/03/2023 19:06 | Saúde

Hemoal promove coleta externa de sangue em Delmiro Gouveia nesta quinta (30) e sexta (31)

Ação ocorre nos dois dias no Hospital Regional do Alto Sertão, sempre no horário das 8h às 16h

Para doar sangue, voluntário deve estar bem de saúde

Olival Santos / Ascom sesau

Josenildo Törres / Ascom Semarh

Depois de realizar coletas externas de sangue em Arapiraca e Porto Calvo, na última terça-feira (28), a equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai fechar esta semana promovendo captação de doadores voluntários em Delmiro Gouveia. A ação vai ocorrer nesta quinta (30) e sexta-feira (31), das 8h às 16h, no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Com esta medida, o Núcleo de Captação de Sangue do Hemoal facilita o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue e mantém estabilizado o estoque para atender às maternidades e hospitais. Isso porque, o hemocentro alagoano abastece de sangue e hemocomponentes as unidades públicas da capital e do interior, atendendo os casos de urgência e emergência e cirurgias eletivas.

Conforme a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, todas as semanas o órgão promove coletas itinerantes. A medida preventiva é adotada, segundo ela, porque as doações de sangue recebidas nas unidades próprias não são suficientes para atender a demanda de transfusões.

“De segunda a sábado o Hemoal coleta sangue nas unidades de Arapiraca e Maceió, mas as doações recebidas são insuficientes. A Rede Materna e Hospitalar que depende dos hemocomponentes captados por nós é grande e aumentou nos últimos anos, com a abertura de novas unidades. Por isso, temos que intensificar nossas ações", pontuou Aurélia Fernandes.

Quem pode doar?

Conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara.

"É importante ressaltar que se o voluntário fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, fica proibido de doar sangue por 12 meses. Se o doador está gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar cessarem os sintomas e, 10 dias depois, pode se candidatar à doação voluntária", salientou a supervisora do Hemoal Arapiraca.

Aurélia Fernandes enfatizou que, segundo o MS, há também impeditivos permanentes para doar sangue. "No caso das pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, a contraindicação para doar sangue é permanente", informou.