10/01/2024 09:38 | Saúde

Hemoal promove coleta externa de sangue em Arapiraca nesta quinta-feira (11)

Ação itinerante ocorre das 8h às 16h na Praça Cacimbas, no bairro Câimbras


Ação itinerante ocorre das 8h às 16h na Praça Cacimbas, no bairro Câimbras

Marco Antônio


Ruana Padilha

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará no município de Arapiraca nesta quinta-feira (11) para a realização de coleta externa de sangue. A ação itinerante vai ocorrer na Praça das Cacimbas, localizada no bairro Câimbras, das 8h às 16h.

 

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, as doações de sangue são vetadas para as pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens e três meses no caso das mulheres.

 

Com relação aos candidatos à doação de sangue que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.