12/07/2023 18:37 | Saúde

Hemoal faz coletas itinerantes de sangue em Coruripe e Limoeiro de Anadia nesta quinta-feira

Ações visam facilitar o acesso dos voluntários, bem como, manter estabilizado o estoque transfusional


Para doar sangue, voluntário deve estar bem de saúde

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Além de receber doações de sangue em seus postos fixos em Arapiraca e Maceió, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas coletas itinerantes nesta quinta-feira (13), com o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários. As ações vão ocorrer em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão, das 9h às 16h; e também em Limoeiro de Anadia, no Centro de Especialidades, das 8h às 12h e das 13h às 16h.


Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário ter boa saúde, entre 16 a 69 anos de idade, além de peso igual ou superior a 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.


Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação e devem evitar o consumo de alimentos gordurosos, bem como, não podem ter dormido menos de 6 horas na noite anterior. No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. 


Quanto aos impedimentos definitivos, os voluntários não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses, enquanto que os homens só podem se candidatar novamente depois de no mínimo dois meses.


Postos Fixos

Os postos fixos do Hemoal para doar sangue estão localizados na capital e no interior do Estado. No interior, as doações de sangue podem ser feitas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada próximo à Escola Alternativa. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.


Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h.