16/10/2023 17:56 | Saúde

Hemoal faz coleta itinerante de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça

Iniciativa visa manter estabilizado o estoque para atender às maternidades e hospitais


Coletas Externas de sangue irão ocorrer em Arapiraca e União dos Palmares simultaneamente

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai promover duas coletas itinerantes nesta terça-feira (17), com o propósito de manter estabilizado o estoque para atender às maternidades e hospitais. Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h; enquanto que, em União dos Palmares, a iniciativa será realizada no Hospital Regional da Mata (HRM), das 8h às 16h.

 

Conforme o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de 16 a 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou do responsável legal, portando os respectivos documentos comprobatórios.

 

Os voluntários, ainda segundo o MS, ficam impedidos permanentemente de doar sangue caso tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. Já no caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.

 

"Pedimos também que os voluntários não façam a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. Também é recomendado não consumir alimentos gordurosos e, aqueles que não tenham dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, ficam impedidos de doar sangue", salientou a assistente social, Camila Cansanção.


Unidades


E além das ações itinerantes, o Hemoal conta com unidades fixas para doar sangue na capital e no interior do Estado. No interior, as doações de sangue podem ser feitas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada próximo à Escola Alternativa. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. 

 

Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h.