08/05/2023 18:40 | Saúde

Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca nesta terça-feira (9)

Ação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h na Praça Marques da Silva, no Centro


Para doar sangue, voluntário deve ter entre 16 a 69

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Para manter estabilizado o estoque de sangue e atender aos hospitais e maternidades, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coletas externas. E nesta terça-feira (9), a Unidade Móvel vai estar na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.


Segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário também apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara.


É importante ressaltar que se o voluntário fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, fica proibido de doar sangue por 12 meses, conforme o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima. "Se o doador está gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar passarem os sintomas e, 10 dias depois, pode se candidatar à doação voluntária”, salientou.


No caso das pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, a contraindicação para doar sangue é permanente. No caso das mulheres, elas podem doar sangue se não estiverem grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três para elas e de dois meses para os homens.


No caso dos voluntários que tenham se vacinado contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de dois dias no caso do imunizante CoronaVac. Mas se os candidatos à doação de sangue tomaram a AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias. "Quanto à vacina contra a Influenza, devem ser aguardados dois dias para comparecer ao Hemoal", frisou o assistente social Danilo Lima.