26/06/2023 17:58 | Saúde

Hemoal faz coleta de sangue em Porto Calvo nesta terça-feira (27)

Ação ocorre das 8h às 16h, no Hospital Regional do Norte, na Rua Alto da Forca, no bairro Mangazala

Mulheres podem doar sangue, desde que não estejam grávidas ou amamentando

Olival Santos / Ascom Sesau

Josenildo Törres / Ascom Sesau

Em mais uma ação da Campanha Junho Vermelho, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará coleta itinerante de sangue nesta terça-feira (27), em Porto Calvo. A ação vai ocorrer das 8h às 16h, no Hospital Regional do Norte (HRN), situado na Rua Alto da Forca, no bairro Mangazala.

Por meio da iniciativa, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários do Litoral Norte do Estado à prática da doação de sangue. Paralelamente, a iniciativa contribui para manter estabilizado o estoque do hemocentro alagoano, que abastece as maternidades e hospitais públicos do Estado.

“Além dos postos de coleta de sangue fixos, situados em Arapiraca e Maceió, que funcionam de segunda a sábado, promovemos as coletas externas como uma estratégia de captação de sangue. Nossa tarefa para manter o estoque de sangue estabilizado é diária, sempre com o propósito de salvarmos a vida daqueles que precisam de transfusões”, salientou a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.

Exigência para Doar

Segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É exigido, ainda, apresentar um documento de identificação com foto e estar usando máscara e, os candidatos à doação que sejam menores de idade, devem comparecer acompanhados dos pais ou responsável legal.

No caso das pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, a contraindicação para doar sangue é permanente. Quanto às mulheres, elas podem doar sangue caso não estejam grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses, que é reduzido para dois no caso dos homens.

É importante atentar para os voluntários que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenham colocado piercing. "Nestes casos, eles ficam proibidos de doar sangue por 12 meses. E se os candidatos à doação de sangue estiverem gripados, acometidos por Influenza ou por Covid-19, devem cessar os sintomas, estando liberados dez dias depois", informou Verônica Guedes.