01/02/2023 11:30 | Saúde

ATENÇÃO, DOADORES!

Hemoal do Trapiche vai funcionar até às 14h desta quarta (1º) para substituir gerador de energia elétrica

Após este horário, voluntários e pacientes devem se dirigir à Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)


Unidade terá gerador substituído a partir das 14h desta quarta-feira

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Para realizar a substituição do gerador de energia elétrica, a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, funcionará para coleta de sangue e atendimento hematológico até às 14h desta quarta-feira (1º). Entretanto, os candidatos à doação de sangue e os pacientes hematológicos podem se dirigir à Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que permanecerá com atendimento normal, até às 18h.

 

A substituição do gerador em caráter emergencial, segundo o supervisor administrativo do Hemoal, Ronaldo do Carmo, ocorrerá devido a uma inconformidade detectada durante teste preventivo realizado por técnicos do Núcleo de Manutenção. Por ser um serviço de urgência e emergência, o hemocentro só pode funcionar com um gerador em perfeito estado de conservação, para que seja acionado, automaticamente, em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da empresa concessionária.

 

“Seguimos os padrões estabelecidos pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e, por isso, o Plano de Contingência da Hemorrede Pública de Alagoas foi acionado, depois de detectada esta inconformidade no gerador. Daí o porquê da necessidade de suspendermos o atendimento momentaneamente, para substituirmos o gerador, assegurando que não haja suspensão do fornecimento de energia e que não ocorra comprometimento da qualidade dos nossos serviços”, justificou Ronaldo do Carmo.

 

Critérios para Doação

 

A gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, recordou os critérios para doação voluntária de sangue, conforme Portaria do Ministério da Saúde (MS). Além de ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, os voluntários devem estar bem de saúde, alimentados e usando máscara.

 

“Os candidatos à doação de sangue não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses no caso dos homens e três com relação às mulheres”, informou.

 

Ainda segundo a gerente do Hemoal, as pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 devem aguardar um intervalo de 48 horas se o imunizante recebido foi o CoronaVac. Mas se as vacinas recebidas foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias.

 

Quanto aos voluntários que se infectaram com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Caso os candidatos tiveram apenas contato com pessoas infectadas e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, estão liberados para a doação.