20/04/2023 11:24 | Saúde

Hemoal divulga como será o horário das Unidades no Feriado de Tiradentes

Unidades de Arapiraca e Maceió irão funcionar para coletar sangue e atender a demanda transfusional


Para doar sangue, voluntário deve estar bem de saúde e seguir algumas recomendações

Olival Santos/ Sesau


Josenildo Törres

As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Arapiraca e Maceió irão funcionar em horários especiais nesta sexta-feira (21), Feriado Nacional de Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira. Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa abrem para coleta de sangue das 7h30 às 17h e, em Arapiraca, a Unidade Eldorado atende das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. No sábado (22), o atendimento ocorre nos mesmos horários.

 

Por meio desta iniciativa, os alagoanos que não dispõem de tempo para se candidatar à doação de sangue nos dias úteis, podem praticar o gesto voluntário durante o feriado. Mas além de funcionar em horário especial para captar doações de sangue, os Núcleos Laboratoriais, de Dispensação e de Hematologia funcionam normalmente para processar e distribuir os hemocomponentes às maternidades e hospitais, bem como, para atender os pacientes hematológicos.


De acordo com a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, o hemocentro alagoano funciona todos os dias do ano e, quando não está captando sangue, está processando as bolsas coletadas e distribuindo às unidades de sangue. "Nossos laboratórios, onde os hemocomponentes são examinados; a Dispensação, onde o sangue é armazenado e distribuído; e nosso Núcleo de Hematologia funcionam todos os dias, 24 horas por dia, para assegurar assistência hemoterápica e hematológica", pontuou a gestora.


Quem pode doar Verônica Guedes enumerou os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. "Além de estar bem de saúde, é necessário ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto, além de estar acompanhado dos pais ou do responsável legal, caso seja menor de 18 anos", informou, ao orientar que o voluntário compareça ao posto de coleta usando máscara.

 

A gerente do Hemoal ressaltou que as pessoas devem comparecer ao Hemoal alimentadas, mas devem evitar alimentos gordurosos. No caso das bebidas alcoólicas, elas não devem ser ingeridas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue. "O voluntário também não pode ter praticado exercícios físicos nas horas que antecedem a doação e devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior", recomendou.

 

Impeditivos 

Com relação aos impeditivos para doar sangue, Verônica Guedes esclareceu que as mulheres são proibidas apenas se estiverem grávidas ou amamentando. "No caso de quem colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é temporário e vale por um ano", enumerou.

 

Quanto aos voluntários que tenham se vacinado contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de dois dias no caso dos imunizantes CoronaVac. Mas se os candidatos à doação de sangue tomaram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias. Quanto à vacina contra a Influenza, devem ser aguardados dois dias para comparecer ao Hemoal.

 

No tocante aos impeditivos definitivos, a gerente do Hemoal diz que eles são quatro. "Se o voluntário contraiu doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, fica proibido definitivamente de doar sangue", sentenciou Verônica Guedes, ao pontuar que todos os critérios se baseiam em estudos técnicos e são validados por portarias expedidas pelo MS.