13/09/2022 10:35 | Utilidade Pública

Hemoal dispõe de apenas 23% do estoque de sangue necessário e realiza coletas externas emergenciais

Hemocentro irá intensificar também a captação de doadores voluntários nos postos de coleta fixos


Voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Com apenas 71 bolsas de sangue em estoque, o que corresponde a 23% do percentual mínimo necessário, que deveria ser de 300, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coletas externas emergenciais ao longo desta semana e intensifica a captação de doadores em seus postos de coleta fixos. A medida visa formar um estoque necessário para atender à demanda de transfusões durante o feriadão da Emancipação Política de Alagoas, que ocorre de sexta (16) até o domingo (18).

 

Nesta terça-feira (13), a Unidade Móvel do Hemoal está na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Caititus, em Arapiraca. Na quarta-feira (14), a coleta externa vai ocorrer no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), situado no bairro Bom Sucesso. Já na quinta (15), véspera do feriado da Emancipação Política de Alagoas, a coleta itinerante de sangue vai ocorrer na Escola Estadual Ângelo de Abreu, no Centro de Olho d’Água das Flores. As três ações serão realizadas no mesmo horário, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

 

Paralelamente, os postos de coleta de sangue da capital e do interior estarão abertos para captação de doadores durante toda a semana. Em Maceió, as doações poderão ser realizadas das 7h às 18h, no posto de coleta do Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), ou no novo posto da Via Expressa, situado ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). Já em Arapiraca, será possível doar sangue no posto de coleta do Eldorado, localizado no antigo Empresarial Solution Center, próximo à Escola Alternativa, que funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h.

 

Critérios para Doação

 

Para se candidatar à doação de sangue, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento.

 

Ainda de acordo com a portaria do MS, ficam impedidas de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Caso o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento.

 

“No caso das mulheres, a doação de sangue é permitida, desde que não estejam grávidas ou amamentando. No entanto, para repetir o procedimento é estipulado um prazo mínimo de três meses para as mulheres e de dois para os homens”, explicou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

 

Covid-19

 

O candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus fica impedido de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.