02/01/2023 18:22 | Meio Ambiente

Gustavo Lopes é o mais jovem e longevo diretor a presidir o IMA

O diretor-presidente do órgão ambiental assumiu o cargo pela primeira vez, em 2015


Aos 38 anos, Gustavo Lopes presidente o IMA pela terceira vez


Ascom IMA

No próximo dia 21, o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Alagoas, Gustavo Ressurreição Lopes, de 38 anos, completará oito anos à frente do órgão, tornando-se o gestor mais jovem e longevo a presidir o Instituto. Ele assumiu a presidência pela primeira vez, em 21 de janeiro de 2015. Na cerimônia de posse do secretariado, na tarde de domingo (1°), o governador Paulo Dantas o reconduziu ao cargo para a sua terceira gestão.

 

Gustavo Lopes é engenheiro civil e mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tendo como princípio a otimização do uso dos recursos públicos, por meio de estratégias eficientes e modernas. Durante as duas últimas gestões, o diretor-presidente do IMA desenvolveu uma série de ações visando melhorias na estrutura do órgão, principalmente, para modernizar e dar celeridade à prestação de serviços à população.

 

Sob sua administração, o IMA passou por várias mudanças, como a virtualização completa dos processos e a proximidade com a sociedade, por meio da disponibilização de ferramentas, como aplicativos e sistemas de comunicação.

 

O órgão passou a funcionar em um ambiente moderno e com uma estrutura e trabalho que permite aos técnicos realizar suas funções com excelência.

 

IMA

 

Criado em 1975, por meio da Lei Estadual n° 3543 de 30.12.75, o IMA é o órgão ambiental mais antigo do Brasil e possui competências importantes para a preservação dos biomas alagoanos. Dentre as atribuições estão a liberação de licenciamento ambiental, coleta e catalogação de espécies botânicas, fiscalização, análise de águas, reconhecimento e gestão de Unidades de Conservação, além do desempenho de ações e projetos de educação ambiental.