16/12/2022 17:50 | Saúde

Grupo Técnico Científico se reúne segunda-feira (19) para monitorar impacto do novo coronavírus em Alagoas

Encontro acontecerá na sede da Sesau, às 9h, e terá a presença de infectologistas, técnicos em epidemiologia e gestores hospitalares


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Grupo Técnico Científico (GTC), fará uma reunião na segunda-feira (19), para monitorar o impacto epidemiológico do novo coronavírus em Alagoas. O encontro será realizado na sede da Sesau, no Jaraguá, às 9h, e contará com a presença de infectologistas, técnicos em epidemiologia, integrantes da Central Estadual de Regulação de Leitos e gestores hospitalares.

 

Durante a reunião, que acontece semanalmente, serão avaliadas a sazonalidade do vírus, os dados dos Boletins Epidemiológicos emitidos diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também serão analisadas a cobertura vacinal e as medidas sanitárias implementadas, como a obrigatoriedade do uso de máscara nas unidades de saúde, a restrição das visitas na rede hospitalar estadual e a abertura de 60 novos leitos exclusivos para atender pacientes com a Covid-19.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o momento ainda é de monitoramento do cenário epidemiológico para avaliar as ações implementadas e adotar novas medidas, caso seja necessário, sempre com o objetivo de que a situação não saia do controle.

 

“Alagoas vem apresentando um aumento no número de casos de Covid-19 e, por isso, é importante manter o monitoramento constante para que o Estado esteja preparado para lidar com esta situação. Nós precisamos nos cuidar, adotando as medidas sanitárias e administrativas para minimizar seus efeitos, aprendendo a conviver com o novo coronavírus, que não será extinto, sofrerá mutações e, por isso, evidencia que precisamos nos adaptar”, salientou.

 

Nas últimas reuniões realizadas, o Grupo Técnico já fez a recomendação do retorno do uso de máscara em locais fechados e reforçou a importância de a população completar seus esquemas vacinais contra a Covid-19, com doses de reforço, conforme a faixa etária.

 

Diante de sintomas, a indicação é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde para realizar a testagem. Em casos positivos, deve-se cumprir o isolamento pelo período de sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou até o quinto dia, após exame com resultado negativo.