03/06/2022 14:42 | Infraestrutura

Governo vai investir R$ 1 milhão para fortalecer infraestrutura da Ceasa em Maceió

Anúncio das melhorias na maior Central de Abastecimento do Estado foi feito pelo governador Paulo Dantas em live, nesta sexta-feira (3)

Em live, Paulo Dantas anuncia melhorias na estrutura da maior central de abastecimento do Estado

Marco Antonio / Agência Alagoas

Fábia Assumpção

O Governo de Alagoas vai investir cerca de R$ 1 milhão para a recuperação asfáltica e reforma dos banheiros da Central de Abastecimento (Ceasa), no bairro da Forene, na divisa dos municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo . O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas, durante live transmitida nesta sexta-feira (3), pelo Instagram oficial do Governo de Alagoas (@governodealagoas).

Ele ressaltou a importância da melhoria da infraestrutura da Central de Abastecimento, que agrega hoje mais de 400 comerciantes e tem um papel fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar. “O papel do governo é tirar qualquer obstáculo que traga prejuízos aos comerciantes e a quem frequentar o local, trabalhando com seriedade e objetividade”, destacou o governador, ressaltando que fortalecer a Ceasa é mais uma prioridade do governo.

A Ceasa Alagoas conta com uma estrutura de 10 galpões, onde hoje estão instalados 369 comerciantes divididos em 82 lojas e 1.767 pedras/balcões, que comercializam frutas, hortaliças e cereais, vindos de diversos municípios do Estado, com circulação de 560 veículos de clientes e 80 veículos com produtos para abastecer os comerciantes.

“Há muito tempo clientes e comerciantes se queixam das instalações dos banheiros da maior Central de Abastecimento do Estado, que se encontram em situação precária, e também das condições do asfalto, principalmente na entrada e saída do local. Inclusive, toda a semana há o registro de ao menos um veículo avariado por causa da situação do asfalto”, explicou Paulo Dantas.

O governador afirmou que pretende focar as ações do Estado com muita proximidade com os parlamentos federal e estadual, e dos vários segmentos da sociedade. “Agindo com muita transparência, é possível executar obras importantes como da melhoria da estrutura da Ceasa, que é fundamental, sobretudo para esse setor importante da economia, a agricultura, que hoje gera mais de 300 mil empregos em toda Alagoas”, lembrou Paulo.

Ao lado do governador, durante a transmissão ao vivo, o deputado federal Marx Beltrão salientou que comerciantes e demais frequentadores da Ceasa vêm sofrendo nos últimos anos com a precariedade da estrutura do local, e que é antiga a reivindicação de investimentos para melhoria da maior Central de Abastecimento do estado. “Essas reformas vão melhorar a vida dos comerciantes e cerca de cinco mil pessoas que trabalham de forma direta e indireta no local”, enfatizou o deputado. “Esses investimentos que o senhor anuncia hoje são um sonho não só dos comerciantes,  mas também das pessoas que frequentam a Central”, completou.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maikon Beltrão, lembrou que a Ceasa existe há mais de 40 anos e destacou a importância dela para o fortalecimento da agricultura familiar.  Ele ressaltou também o trabalho social que é desenvolvido na Central, a exemplo do projeto Ceasa Solidária, que tem mais de 40 instituições cadastradas, e que a partir de doações de alimentos dos comerciantes atendem mais de 12 mil famílias, com distribuição de sopas, polpas de frutas e kits com frutas e verduras.

O vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Ceasa, Agnaldo Bezerra, agradeceu ao governador Paulo Dantas pelos investimentos esperados há mais de 20 anos pelos comerciantes que atuam no local. “Nós esperamos por muito tempo esse olhar do governo para a Ceasa”, disse ele, agradecido em nome de todos os comerciantes da Central.

A presidente do Ideral, Jully Beltrão, também agradeceu ao governador por atender um pleito tão antigo, e pontuou: “Dando  mais dignidade aos comerciantes quem sai ganhando é o Estado de Alagoas”.

De acordo com o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mozart Amaral, a partir de segunda-feira (6) será dado início aos trabalhos na Ceasa, mas ainda não há previsão para a conclusão, porque o período chuvoso pode atrapalhar o andamento dos serviços. Ele explicou ainda que será necessário isolar algumas áreas para a execução de algumas obras e isso terá que ser conversado com os comerciantes, para que não há nenhum prejuízo nas atividades no local.