20/05/2023 09:13 | Turismo

Setur anuncia parceria com Decolar e Masterop para fomento ao turismo no Sertão

O plano de promoção, marketing e estruturação deve impulsionar vendas da rede hoteleira de toda a região dos Cânions de São Francisco.

Estratégias de fomento ao turismo foram anunciadas em reunião com 35 representantes do trade turístico da região

Thiago Sampaio / Ascom Setur

Thyeres Medeiros / Ascom Setur

Em busca do fomento cada vez maior do turismo do Sertão de Alagoas, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) levou diversas ações para a primeira edição do Governo Trabalhando, em Delmiro Gouveia, nesta sexta-feira (19).

Os planos de ação para a promoção da região Cânions do São Francisco, em parceria com as operadoras de turismo Decolar e a Masterop, foram anunciados em reunião com 35 representantes do trade turístico da região.

A secretária de Turismo, Bárbara Braga, apresentou ao trade a nova estratégia que deve fortalecer os empreendimentos e trazer ainda mais turistas para esta região turística o Sertão.

“É uma iniciativa inovadora que ofertará o suporte das maiores agências online de turismo da América Latina. Equipes da Decolar virão para o Sertão capacitar o trade para começar a inserir os empreendimentos alagoanos em pacotes regionais e impulsionar o turismo da região. Em parceria com a operadora Masterop, serão realizados roadshows e famtours em grandes mercados emissores do Nordeste para fortalecer o destino no mercado regional”, destacou.

Na reunião com o trade, a Setur ouviu ainda as demandas dos empresários para traçar estratégias específicas de acordo com as solicitações dos representantes dos empreendimentos do Sertão. De acordo com o presidente da Instância de Governança do São Francisco, Eduardo Clemente, a medida atende a uma demanda antiga da região. “Estamos ansiosos e confiantes que com esse diálogo constante com a Secretaria conseguiremos desenvolver as melhores estratégias para alavancar a economia deste setor tão importante para o nosso Estado”, reforçou Eduardo.

Além do anúncio da nova estratégia de fomento do turismo, a Setur deu início às inscrições do Programa Escola do Turismo, que foi lançado na última quarta-feira (17) e que tem como objetivo qualificar a mão de obra do setor em todo o estado.

Na cidade de Piranhas foram ofertadas inicialmente 75 vagas, em três cursos gratuitos: aperfeiçoamento para camareiros; tarifário para hotéis e pousadas; e excelência para atendimento ao turista. As inscrições aconteceram na Sala do Empreendedor do município, onde a Setur também realiza neste sábado (20) outras reuniões com o trade turístico na cidade ribeirinha.

Na Arena de Serviços do Governo Trabalhando, em Delmiro Gouveia, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) foi disponibilizado aos profissionais do turismo, que buscaram informações e realizaram as regularizações necessárias para funcionamento. O cadastro no Cadastur permite atuar legalmente em diversos segmentos do turismo e oferece vários benefícios aos cadastrados.