14/03/2023 17:07 | Turismo

DESCENTRALIZAÇÃO

Governo repassa recursos para promoção turística da região dos Cânions de São Francisco

Alagoas é o único estado do país que formaliza e direciona verbas para as instâncias de governança, dando maior autonomia aos municípios turísticos


Ação do governo do estado dá autonomia aos municípios quanto às de promoção dos destinos turísticos

Kaio Fragoso / ABIH-AL


Thiago Tarelli

Alagoas é o único estado do país que formaliza e direciona verba para as instâncias de governança, e nessa condição dá mais um passo no trabalho de autonomia dos municípios turísticos com intuito de viabilizar a promoção dos destinos. Dessa vez, a região turística dos Cânions do São Francisco, que engloba as cidades do Alto Sertão alagoano, será beneficiada com repasse  de cem mil reais do governo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, para investimentos em ações de marketing e divulgação dos seus atrativos. O termo de fomento já foi firmado. 


A instância, formada por representantes do trade turístico local e representantes do Poder Executivo nos municipios, irá investir os recursos em um plano de mídia e de promoção do destino já elaborado pela entidade.


Na liderança da Setur, a secretária Bárbara Braga explica que o governo de Alagoas é a única unidade da federação que conduz esse tipo de repasse no país. “Nós somos o único estado que formaliza e realiza repasse direto e descentralizado, por meio de termo de fomento, para suas gestões regionais, na figura das instâncias de governança. Na prática, o Governo garante mais autonomia para as regiões e municípios por acreditar que cada uma, em sua individualidade, saberá definir, estruturar e direcionar o recurso para as suas maiores demandas e necessidades no quesito promocional. Com o turismo mais forte no estado todo, mais empregos, renda e oportunidades são geradas de Norte a Sul, do Litoral ao Sertão”, ressalta a gestora. 


Visando beneficiar todos os 48 municípios turísticos do estado, a Setur já realizou repasse para as instâncias de governança das regiões Lagoas, Mares e Rios do Sul e Quilombo. Caatinga e Agreste serão as próximas a serem beneficiadas com o termo de fomento.


Instâncias de governança

As instâncias de governança funcionam como uma gestão regional do turismo em cada uma das sete regiões turísticas de Alagoas e são formadas pelos municípios que integram o Mapa do Turismo. Elas reúnem o poder público, empresários e sociedade civil em torno de discussões que objetivam melhorias e valorização das atividades turísticas locais.


“Estamos muito felizes com essa parceria com o governo do estado. Esse repasse é fundamental para o desenvolvimento turístico regional, já que nós temos um planejamento feito pela Instância para divulgação do Destino. A região já vem numa ascendência, graças ao trabalho feito em parceria com o Governo do estado, o Sebrae e as prefeituras municipais. Estamos participando de ações como roadshow e feiras de turismo, por exemplo, e isso nos dá uma grande mídia para os nossos produtos, consolidando o Destino Cânions do São Francisco no mercado nacional. Nós temos um produto consolidado no mercado e, com mais esse apoio, iremos ainda mais longe”, explica o empresário e presidente da Instância Cânions do São Francisco, Eduardo Clemente.