07/06/2023 10:06 | InstitucionalGoverno de Alagoas

Governo ouvirá jovens alagoanos para construção do novo Planejamento Plurianual

Evento será aberto ao público e ocorrerá nesta segunda-feira (12) com a participação de representantes da ONU


Oficina temática será um momento em que o governo irá coletar as demandas ligadas aos desafios diários da juventude alagoana

Ascom Seplag


Larissa Costa/ Ascom Seplag

Na continuidade das ações de escuta popular do governo, para a construção do novo Plano Plurianual (PPA), a Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) vai promover a segunda oficina temática. O evento, intitulado “Juventudes em Movimento: planejando o futuro de Alagoas”, será realizado nesta segunda-feira (12), das 9h às 13h, no Centro de Inovações, no bairro de Jaraguá.


A oficina temática será um momento em que o governo irá coletar as demandas sociais e sugestões de melhorias, ligadas aos desafios diários das juventudes alagoanas. Os assuntos discutidos em plenária serão considerados para a elaboração do novo PPA, principal mecanismo de planejamento governamental por um período de quatro anos. A iniciativa será aberta à participação de gestores públicos e da sociedade civil - organizada ou não. “Desde 2021, o Governo de Alagoas tem parcerias vinculadas a projetos e ações voltados para juventudes, como o Vem Que Dá Tempo, Digaê, Pontapé, Datajovem. Esses programas são resultados do histórico de diálogo que o Estado de Alagoas mantém com esse público. E esta oficina temática será mais uma oportunidade de desenvolvermos políticas mais eficazes a essas pessoas”, enfatizou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.



A programação terá início com palestras de dois convidados. Uma das apresentações será a de Daniela Florio. Ela é cientista social, pedagoga e especialista em docência de Sociologia no Ensino Médio. Daniela também é associada a projetos na área da Adolescência e Juventudes das Organizações das Nações Unidas (ONU). 


O segundo convidado será o jovem Roberto Silva, de 26 anos. Ele é psicólogo e membro do Movimento Jovem de Monitoramento de Políticas Públicas (MJPOP Brasil). Ele também é instrutor de capoeira em um projeto voluntário para crianças de 4 a 12 anos de idade, no bairro do Rio Novo, parte alta de Maceió. Após as palestras, o público será organizado em grupos para relatar as demandas prioritárias a partir do tema central.

 

PPA Online e fóruns regionais

Para incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio de mais dois mecanismos. Um deles é a plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.


Paralelo ao PPA Online e às oficinas temáticas, o governo ouve a população por meio de fóruns participativos em municípios estratégicos das regiões de planejamento de Alagoas. As cidades de União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Palmeira dos Índios já receberam o fórum regional. A cidade de Santana do Ipanema e a região Norte serão as próximas contempladas, fechando a agenda dos fóruns regionais do PPA.