09/05/2023 11:35 | ServiçosSegurança

Governo lança campanha Maio Amarelo para reduzir acidentes de trânsito

Este ano, Detran-AL tem como foco os motociclistas que representaram 62% das mortes no trânsito em 2022 no Estado


Vice-governador Ronaldo Lessa afirmou, no evento, que não se deve banalizar os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motocicletas

Marco Antônio/ Agência Alagoas


Fábia Assumpção/Agência Alagoas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) lançou, na manhã desta terça-feira (9), a Campanha Maio Amarelo, como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”,   com objetivo  de alertar a sociedade para a necessidade de adoção de medidas que contribuam para a redução dos índices de acidentes de trânsito.


Em 2023, a iniciativa comemora 10 anos e terá como  foco os motociclistas, que representaram 62% das mortes do trânsito em Alagoas no ano de 2022.



O vice-governador Ronaldo Lessa, que representou o governador Paulo Dantas na solenidade de lançamento do Maio Amarelo, afirmou que não se deve banalizar os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motocicletas. “A quantidade diária de acidentes de moto no Estado de Alagoas é muito grande, conforme registros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência {Samu}. É preciso que o conjunto da sociedade se envolva nas ações para redução de trânsito, que devem ser inseridas no currículo das escolas de Ensino Médio, inclusive a inclusão da parte teórica para emissão da Carteira Nacional de Habilitação”, sugeriu o vice-governador.


Vários pontos do Estado receberão Maio Amarelo


A campanha Maio Amarelo pode ser notada em vários pontos do estado através dos laços amarelos gigantes espalhados pelos municípios. As fachadas de alguns órgãos públicos na capital também já ganharam uma iluminação da mesma cor. Os dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) mostram que no ano passado Alagoas registrou 2.573 acidentes de trânsito, com 5.196 envolvidos. Destes, 644 foram vítimas fatais e de 62% eram condutores de motocicletas.

 

O diretor-presidente do Detran-AL, Marcos Fireman, observou que a campanha Maio Amarelo é reconhecida internacionalmente por mais de 14 países e foi referendada pela própria Organização das Nações Unidas (ONU).  “É um mês de conscientização, e mais do que educação e punição, a nossa missão é conscientizar o cidadão que ele tem de refletir na hora que está na direção, porque ele ali está protegendo a vida dele e do outro”, afirmou Fireman .


Ele acentuou que o número de acidentes de trânsito em Alagoas, principalmente de motocicletas, é muito elevado. “Só no Hospital de Arapiraca neste primeiro trimestre foram 2.400 vítimas de acidente de motocicleta. Além de ser um custo muito alto para o SUS e o governo do Estado, são vidas de jovens que se perdem precocemente, porque não usaram o capacete ou beberam ao dirigir”, enfatizou o diretor do Detran.


O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão,  disse que o Ministério dos Transporte, por meio da Senatran, está fazendo questão de estar presente no início da campanha Maio Amarelo em todas as regiões do país e  firmou um compromisso, que é direcionar os investimentos para pontos críticos das estradas brasileiras, para diminuir os sinistros de trânsito, principalmente que causam lesões graves.



“O número de sinistros vinha diminuindo até 2017, e depois essa queda estagnou. E  pasmem! mesmo na época da pandemia, houve aumento do número de acidentes, porque nossas estradas estão muito deterioradas”,  ressaltou o Catão. “Participar do início da  campanha Maio Amarelo demonstra que estamos juntos do Detran, DER, das Polícias Militar e Rodoviária Federal, Samu e todos os órgãos do sistema de Saúde e Educação que se preocupam com esse grave problema que são os sinistros de trânsito no Brasil”, pontuou Catão.

 

Ações do Maio Amarelo


A chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Edira Soares, lembrou que esse é um  ano especial para a  campanha Maio Amarelo no Trânsito, Escolha a Vida”, pois  completam-se 10 anos e o Detran/AL participa desde a primeira edição. “Nós estamos aqui para que a sociedade fique alerta, por isso a cor amarela, pois quando o sinal fica amarelo, um segundo de distração pode representar a vida ou morte ou lesão grave ou fazer com que outro seja vítima”, destacou Edira.



Segundo ela, ao longo do mês de maio serão desenvolvidas diversas ações nas ruas e em escolas de todo o estado, com foco especial nos motociclistas, que podem se inscrever até esta quarta-feira (10) para um Workshop  de pilotagem defensiva no site do Detran. “Os quinze primeiros inscritos receberão um voucher para ganhar um capacete das empresas parceiras do projeto “Moto Amiga” ou uma troca de óleo de sua moto, pois sabemos que a manutenção do veículo pode impactar em muito na redução dos acidentes de trânsito”.


Edira salientou que no interior há uma cultura de os motociclistas de não usarem o capacete de trânsito em pequenas distâncias. “Nesta quarta-feira, vamos realizar  o Dia do Capacete no interior do Estado, para conscientizar que o capacete serve para proteger a vida, pois a ausência do uso deste equipamento aumenta em 40% os riscos de acidentes graves”, ressaltou.


O Detran também promoverá no dia 18 de maio, em parceria com o Senatran e Observatório de Segurança Viária, o Dia das Escolas, com ações voltadas para crianças e adolescentes.  No dia 21 de maio, em Arapiraca, e dia 28 em Maceió, será realizada a Corrida do Maio Amarelo. Também está programado um seminário nacional com palestras de especialistas em trânsito, mobilidade urbana e engenharia de trânsito.