28/02/2023 20:24 | SaúdeDesenvolvimento Humano

Governo investe mais de R$ 3 milhões e adquire equipamento de hemodinâmica para o Hospital do Coração Alagoano

Equipamento vai auxiliar equipe médica no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares de alta complexidade


Secretário Gustavo e o diretor do hospital, Otoni Veríssimo, acompanharam a chegada do equipamento

Carla Cleto / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu, no fim da tarde desta terça-feira (28), um equipamento de hemodinâmica para auxiliar nos procedimentos cardiovasculares. Adquirido pelo Governo do Estado, por meio de recursos próprios da ordem de R$ 3.280.615, o aparelho irá auxiliar a equipe médica a realizar procedimentos guiados por imagens, auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, por meio de cateteres.


Através da hemodinâmica, o Hospital do Coração Alagoano estará habilitado a realizar no diagnóstico e tratamento ágil de quadros de infarto; angina, que são dores no peito; obstruções nas artérias do coração; aneurismas; malformações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares. O equipamento também possibilitará o implante ou substituição de válvulas do coração, por meio do cateterismo.


O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, acompanhou a chegada do novo aparelho para o Hospital do Coração Alagoano e destacou a importância dele para modernizar o parque tecnológico da Rede Hospitalar do Estado. “Hoje é um momento muito importante para a saúde do Estado de Alagoas, pois estamos recebendo mais um aparelho de hemodinâmica para atender as patologias cardiológicas dos pacientes que vão ser internados aqui no Hospital do Coração, com o intuito de fazer exames minimamente invasivos", salientou.


Gustavo Pontes de Miranda ressaltou que o Governo do Estado também adquiriu um segundo equipamento de hemodinâmica, que será destinado ao Hospital Geral do Estado (HGE), também situado em Maceió. "O governador Paulo Dantas determinou que comprássemos essas duas máquinas para agilizar a assistência aos pacientes cardiológicos que precisam de tratamento. Estou muito feliz de presenciar este momento importante para a saúde pública de Alagoas”, enfatizou o gestor da saúde estadual.


Para o diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, a chegada do equipamento de hemodinâmica é um marco para a saúde pública alagoana. “Essa nova aquisição coloca o Hospital do Coração Alagoano, como hospital público referência no tratamento das doenças cardiovasculares. Isso representa o aumento da expectativa de vida e também a melhoria da assistência em saúde para os alagoanos. A máquina chegou hoje e, após a instalação, serão feitos todos os testes para que, dentro de um período de 30 dias, ela esteja em pleno funcionamento e salvando vidas”, salientou.


Hospital do Coração

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene foi inaugurado em 2 de setembro de 2022 e possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia. A unidade hospitalar também conta com dez leitos de UTI adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.