06/11/2023 17:49 | Direitos HumanosInclusão Social

Governo inicia formação sobre igualdade de raça e gênero no serviço público

Realizada pela Seplag, Trilha de Equidade na Gestão tem foco maior nos servidores de recursos humanos do Estado


Segundo o secretário, é fundamental que se tenha a compreensão dos temas para que se aplique políticas de seleção mais inclusivas

Larissa Costa / Ascom Seplag


Larissa Costa e Safira Bezerra (sob supervisão) / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deu início, nesta segunda-feira (06), a uma trilha de capacitação para fortalecer a equidade racial e de gênero nas organizações públicas de Alagoas. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Gesto, e segue pelo mês de novembro de maneira online, com a participação de servidores do estado. 


O projeto é aberto a todos os servidores do Estado, mas com foco maior nas pessoas que trabalham na área de recursos humanos dos órgãos. Segundo o secretário de Planejamento, é fundamental que se tenha a compreensão desses temas, para que se aplique políticas de recrutamento e seleção mais inclusivas e antidiscriminatórias. Ainda conforme o gestor, os temas foram recorrentes durante a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA) deste ano. 



 

“Decidimos colocar a temática de Inclusão e Desenvolvimento Social como um dos principais eixos a serem trabalhados nos próximos quatro anos. Estamos desenvolvendo ações como a Trilha de Equidade na Gestão Pública, para conscientizar e reduzir ainda mais a desigualdade dentro do serviço público”, enfatizou o secretário.


O primeiro dia da Trilha de Equidade na Gestão Pública foi ministrado pela especialista Giszele Silva. Ela é consultora em equidade racial e de gênero no Instituto Gesto. “Como vou atuar, engajar e promover a transformação na sociedade se não entendo o que é racismo? Por isso, nosso encontro vem para gerar uma amplitude no olhar e trilhar o caminho que devemos chegar para uma gestão mais inclusiva”, destacou a especialista em sua apresentação.




Para a capacitação foram organizadas aulas com quatro temas estratégicos: construção e impacto social dos racismos; equidade racial na gestão pública; gestão de pessoas com equidade; e gestão inclusiva. O curso tem a duração de quatro semanas e, ao final, os servidores irão receber certificado de participação com carga horária total de 16h.