24/04/2023 16:06 | Institucional

Governo inicia diálogo com a sociedade para construir o planejamento dos próximos quatro anos

Primeiro debate, sobre gênero e raça, faz parte de uma série de oficinas temáticas para a elaboração do PPA

Ascom Seplag

Larissa Costa/ Ascom Seplag

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), iniciou uma série de oficinas para ouvir a população e, assim, ajudar a construir o Planejamento Plurianual (PPA). Com o tema “Transversalidade de Gênero e Raça”, a primeira etapa da iniciativa começou nesta segunda (24), no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, em Jaraguá.

Abertos ao público, os encontros contam com a presença de conselhos, entidades, pesquisadores e educadores que tenham interesse em discutir e sugerir melhorias ligadas ao tema apresentado. Para ministrar o debate sobre gênero e raça, o governo convidou representantes da Universidade de São Paulo (USP), Câmara Federal e Senado Federal. Entre eles, a advogada e servidora da Secretaria da Mulher da Câmara, Danielle Gruneich.

“Construir políticas públicas para as mulheres é altamente necessário, visto as desigualdades que encontramos no Brasil, a violência e o alto número de famílias chefiadas por mulheres. No entanto, o caminho se torna mais fácil quando vemos a alta gestão motivada no processo de mudança”, destacou Danielle Gruneich.

Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular no planejamento do governo para os próximos quatro anos, a Seplag conta com o auxílio de mais dois mecanismos. Um deles são os fóruns regionais participativos, que acontecem em municípios estratégicos das três regiões de Alagoas. E o outro é o PPA Online, plataforma digital em que os alagoanos podem sugerir ideias por meio do link ppa.al.gov.br.

“Nós não estamos tratando apenas do planejamento e orçamento, mas das demandas prioritárias da população em diversos segmentos. Queremos tirar o PPA do contexto interno da Seplag. Nossa principal missão é fazer com que toda a sociedade tenha protagonismo”, enfatizou a secretária-especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Nathália Araújo.