15/12/2021 11:41 | Saúde

Governo inaugura UPA de Arapiraca nesta quinta (16), durante abertura do 12º Governo Presente

Cerimônia acontece às 9h e vai contar com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres


Thiago Duarte


Suely Melo

O Governo de Alagoas irá inaugurar, nesta quinta-feira (16), às 9 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca, que está localizada no bairro Itapoã e vai expandir a Rede Pré-Hospitalar no Agreste. O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, irão participar da entrega da nova unidade, durante a cerimônia de abertura do 12º Governo Presente no Agreste.

Batizada de Noel Macedo, em homenagem ao empresário arapiraquense que atuava no ramo imobiliário e que morreu de Covid-19, em abril deste ano, a UPA de Arapiraca é do tipo III. A nova unidade foi construída pelo Governo do Estado com recursos próprios e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia.

A unidade vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca vai contar com laboratório e também irá realizar exames de raios-X e eletrocardiograma.

Com isso, ao apresentar sintomas de hipertensão, derrame e infarto agudo do miocárdio, os moradores de Arapiraca poderão ter acesso à assistência pré-hospitalar qualificada, segundo ressalta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. De acordo com o gestor da saúde estadual, a entrega da UPA de Arapiraca é mais um sonho realizado que vai ajudar a distribuir melhor os atendimentos no Estado.

“Acompanhei de perto o andamento das obras desta UPA e, agora, chegou a hora de fazermos a entrega para o nosso povo do Agreste, que tanto necessita de uma saúde ágil e de um atendimento de qualidade. Nosso plano é que as pessoas tenham acesso à saúde em unidades próximas às suas residências. Sei que ainda falta muito para a evolução da saúde em Alagoas, mas, estamos fazendo nossa parte e entregando essas novas unidades para nossa população”, destacou Ayres.

UPAs – A UPA Arapiraca é mais uma ação do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas. Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado.

A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população. Também será inaugurada, em breve, a UPA Chã da Jaqueira, em Maceió, que também está sendo construída com recursos próprios do Governo de Alagoas.