23/09/2021 11:53 | SegurançaInfraestrutura

Governo entrega 32° CISP do estado e nova ponte em Porto de Pedras nesta sexta-feira (24)

Centro Integrado vai reforçar a segurança na região turística da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas

Ascom/SSP (arquivo)

Paula Berle

O governador Renan Filho e o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, entregam nesta sexta-feira (24), às 10h, o Centro Integrado de Segurança Pública de Porto de Pedras, localizado às margens da AL-101 Norte, a 113 quilômetros de Maceió. A unidade é a 32ª inaugurada pelo Governo do Estado nos últimos cinco anos e vai reforçar o efetivo policial no Litoral Norte, levando mais segurança para a região. Em seguida, às 11h, o governador também inaugura a Ponte sobre o Rio Tatuamunha, um antigo anseio da população.

Para a construção do novo CISP, que é do tipo I, foram investidos mais de R$ 1,8 milhão em recursos do Tesouro Estadual. O prédio conta com salas e alojamentos para assegurar mais conforto às equipes da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC) que realizam o combate à criminalidade na região.

A localização estratégica do incremento policial em Porto de Pedras vai reforçar a segurança na região da Costa dos Corais, um dos destinos mais procurados do Nordeste, levando à diminuição dos índices de violência e proporcionando um ambiente cada vez mais seguro para a população local e para os turistas que vêm a Alagoas desfrutar das praias, do artesanato e da culinária local.

Desde o início da política de integração dos CISPs, iniciada em 2016, o Governo de Alagoas já entregou três unidades na Região Norte, localizadas nas cidades de São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Matriz do Camaragibe. Com o novo equipamento de Porto de Pedras, o Estado dá continuidade à estratégia de segurança, intensificando as operações de saturação nas cidades e no entorno delas.

Já estão em funcionamento CISPs nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas,  Matriz de Camaragibe e Novo Lino.

Estão em construção, ainda, uma unidade do tipo I em Piaçabuçu, e quatro do tipo II em Rio Largo, Palmeira dos Índios, Atalaia e Piranhas.

Ponte do Rio Tatuamunha – A obra estruturante construída pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Turismo, vai garantir uma maior qualidade de vida aos moradores da localidade e potencializar o turismo na região, que faz parte da Rota Ecológica e está localizada na maior Área de Proteção Ambiental do país, a APA Costa dos Corais. A entrega será realizada pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira.

A nova Ponte sobre o Rio Tatuamunha possui 445 metros de extensão e contou com investimento de mais de R$ 1 milhão. “A entrega desta ponte é um marco não só para a população do município, que vai se beneficiar deste equipamento, mas será importante para o turismo da região que sempre está entre as mais procuradas no país. E todo o processo foi feito da melhor forma possível, obedecendo toda a legislação ambiental”, destaca o secretário de Fernando Pereira.

Serviço:

Inauguração do CISP de Porto de Pedras