20/03/2024 15:00 | SegurançaGestão e Finanças

Governo economiza mais de 48% na compra de equipamentos para Segurança Pública

Alagoas poupou 33% somente na aquisição de helicóptero biturbina, que deve ser entregue ainda este ano


A redução de gastos foi conseguida em cima dos valores propostos no início dos processos licitatórios

Ascom Detran


Roberison Xavier / Ascom SSP

Por meio do Programa de Modernização da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Governo de Alagoas conseguiu economizar em média 48,68% na compra de equipamentos para as forças policiais e para o Corpo de Bombeiros Militar. A redução de gasto foi obtida em cima dos valores propostos no início dos processos licitatórios, em relação ao que realmente foi pago com dinheiro dos cofres públicos.

 

De acordo com os processos homologados de ata de registro de preços, a economia foi maior no investimento em pistolas Glock de calibre 9mm, que foram adquiridas com um valor 62,80% menor em relação a expectativa para contratação. O investimento feito por cada armamento caiu de mais de quatro mil reais para R$ 1.769,14. Baseada neste valor, a SSP já comprou mais de três mil armas, que foram destinadas às forças policiais alagoanas.

 

Na aquisição de coletes e escudos balísticos, a diminuição no valor final de compra foi de 48,47% e 41,91%, respectivamente. Para o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, graças ao olhar humano do governo Paulo Dantas, que é a gestão com mais investimento de recursos na área, a SSP tem conseguido oferecer melhores equipamentos e condições de trabalho para as suas forças policiais.

 

Ele destacou ainda que a eficiência da equipe, que contou com o apoio da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), não só possibilitou a redução de gastos, como também investimentos em produtos com certificações de rígidos protocolos de teste.

 

“A partir do momento em que conseguimos ampliar o processo licitatório para diversos países, ganhamos a notoriedade e participação de empresas internacionais que possuem produtos de excelentes qualidades, com credibilidade mundial. Além de equipamentos mais baratos, temos dispositivos rigidamente testados em laboratórios reconhecidos. Nós, inclusive, acompanhamos as chancelas de eficiência durante visitas técnicas realizadas durante as tratativas para compra”, afirmou Flávio.

 

O secretário ressaltou ainda que a utilização de equipamentos com garantia de excelência permite que os serviços à população sejam desempenhados com mais eficácia. “O maior beneficiado com o investimento feito é o próprio alagoano e os turistas que visitam nosso estado, que ganham mais segurança e tranquilidade”, disse.

 



Outra aquisição, conseguida com redução de gastos, foi um helicóptero multimissão H135, que deve chegar a Alagoas no segundo semestre deste ano. A aeronave é o primeiro modelo biturbina leve com equipamentos aeromédicos embarcados, tendo capacidade de transportar até sete pessoas e ainda vem equipada com guincho elétrico, que pode ser usado eventualmente para receber uma segunda maca.

 

O modelo, usado em poucos estados do Brasil, como São Paulo, também é equipado com radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão, além de ser preparado para utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos. O pregão eletrônico do processo de compra foi feito em maio de 2023 e o contrato com a empresa Helibras foi firmado em julho do mesmo ano.

 

A aeronave foi adquirida por um valor aproximado de R$ 41,2 milhões, uma redução de 33% em cima da cotação inicial proposta no pregão eletrônico do processo licitatório. Para o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro, que também é piloto, a compra permitirá um melhor atendimento em ocorrências de alta complexidade.

 

“As missões vão passar a contar com uma maior eficiência das forças de segurança, que vão atuar em conjunto com as equipes de salvamento. Teremos mais segurança e rapidez nas atividades, que vão ampliar não só o serviço da SSP, mas também de outras pastas do governo como a Saúde com maior capacidade até de fazer o transporte de pacientes e de órgãos para transplantes. Isso reforça o empenho do Governo de Alagoas em trazer para o estado o que é referendado em qualidade”, finalizou o oficial.