11/06/2022 19:53 | Infraestrutura

Governo do Estado vai duplicar mais uma rodovia em Alagoas

Trecho Penedo/Piaçabuçu teve ordem de serviço autorizada em visita do governador Paulo Dantas a Penedo; chefe do Executivo anunciou ainda um pacote de investimentos na região

Entre vários benefícios que anunciou para Penedo no sábado (11), governador Paulo Dantas levou recursos para melhorias no setor habitacional a famílias carentes do município

Rodrigo

Carlos Victor Costa/ Secom

O Estado de Alagoas vai ganhar mais uma duplicação de rodovia. O governador Paulo Dantas autorizou, neste sábado (11), em visita à cidade de Penedo, o início das obras da duplicação da rodovia entre o histórico município do Baixo São Francisco e Piaçabuçu, no Litoral Sul do Estado. O investimento do Governo de Alagoas no trecho da AL 101 – Sul, cuja extensão é de 21,3 km, terá início na rodovia de Penedo e será viabilizado por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento (Setrand) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O anúncio da duplicação Penedo/Piaçabuçu pelo chefe do Executivo estadual envolveu ainda um pacote de investimentos nas áreas de educação, desenvolvimento urbano e econômico,  além da tecnologia. Entre outras obras, Penedo ganhará a reconstrução de casas,  pavimentação de ruas e a construção de uma escola.

“Estamos trazendo o Vida Nova Nas Grotas para Penedo. Também vamos fazer a reforma de 300 casas e substituir outras 12 de taipas, o que vai melhorar a vida do cidadão penedense. Assinamos também convênios que vão melhorar a infraestrutura e mobilidade urbana do município. Autorizamos também a obra de duplicação que vai ligar a Região Sul a nossa capital. Vai conectar essa região importante que tem vocação para o turismo e tenho certeza de que com todos os investimentos, Penedo vai se desenvolver ainda mais", destacou

Vida Nova para o povo de Penedo

Também foram autorizadas as obras para o Programa Vida Nova nas Grotas nas comunidades de Senhor do Bonfim e Barro Vermelho. Para o Vida Nova nas Grotas no município, o Governo de Alagoas vai investir mais de R$ 2 milhões nos serviços de construção de 330 metros de escadarias, 660 metros de corrimãos, 1.400 metros de passeios, além de muros de contenção, garantindo mais qualidade de vida aos moradores das duas comunidades.

Além disso, foi autorizado também o repasse da primeira parcela do convênio para as obras de pavimentação e drenagem de ruas dos Bairros Santa Isabel, Dom Constantino, Santo Antonio, Raimundo Marinho, Centro, Santa Luiza e Senhor do Bonfim.

Convênio na Infraestrutura

Na área da infraestrutura, o governador Paulo Dantas, junto com o prefeito Ronaldo Lopes, e a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Gevan, assinaram o repasse do convênio para melhorias habitacionais do município. O valor investido aproxima-se dos R$ 4 milhões. Todo recurso é oriundo do Tesouro Estadual.

O programa irá beneficiar mais de 300 famílias com baixa renda, garantindo dignidade habitacional e melhoria na qualidade de vida de centenas de pessoas. Os beneficiados passaram por entrevista social e visitas domiciliares, nas quais foram avaliados a situação do imóvel e o perfil socioeconômico dos moradores.

Penedenses terão investimentos  também  na Educação

Já na área da educação, o governador e a secretária da Educação, Roseane Vasconcelos, assinaram o convênio de descentralização de verba que possibilitará a construção de uma unidade escolar em parceria com a Prefeitura de Penedo. A escola será construída no bairro de Senhor do Bonfim.

O Estado cedeu o montante de R$ 5.9 milhões para a construção da unidade escolar com 12 salas de aula, que vai beneficiar cerca de 780 alunos na região. A escola municipal oferecerá as modalidades de ensino da educação infantil até a etapa do ensino fundamental, contando com uma infraestrutura completa, com espaços de convívio como biblioteca, auditório, laboratório, cozinha e pátio coberto.

Tecnologia

Durante sua agenda em Penedo, o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, autorizaram a abertura do laboratório do programa Oxetech Lab.

O propósito do programa é ofertar cursos gratuitos na área de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado alagoano, ampliando as oportunidades para quem não tem acesso à internet com facilidade, além de seguir democratizando o aprendizado em tecnologia.

Os laboratórios do Oxetech são oriundos de uma plataforma, implantada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e da Inovação (Secti), que já capacitou mais de 2 mil jovens em 80% dos municípios alagoanos.