29/05/2022 12:28 | ServiçosAssistência Social

Governo do Estado leva o CRIA mais perto da comunidade com ação em Maceió

Paulo Dantas confirma ampliação do programa que vai atender 180 mil famílias em todo o estado

Arena CRIA leva serviços à comunidade do Vergel do Lago

Marco Antônio/ Agência Alagoas

Fábia Assumpção/ Agência Alagoas

Cerca de 600 pessoas  foram atendidas, na manhã  deste domingo (29), durante o Arena CRIA, realizado do bairro do Vergel do Lago, beneficiando principalmente os moradores da orla lagunar de Maceió.

Foi a primeira grande ação do CRIA realizada pelo governador Paulo Dantas que, ao lado da primeira dama Marina Dantas e da secretária de Estado da Assistência  Social, Manuelle Farias, esteve presente para acompanhar novos cadastramentos do Cartão CRIA e a prestação de diversos serviços à comunidade no antigo Papódromo.

"É o Governo de Alagoas chegando mais próximo de quem precisa", afirmou Paulo Dantas ao  chegar no local, ao lado também do ex-governador Renan Calheiros.

Ele confirmou a ampliação do CRIA, que já beneficia hoje mais de 120 mil famílias em todo o Estado. "Nossa ideia agora é fazer busca ativa de mais famílias que podem ser beneficiadas pelo programa", falou Paulo. " Já temos uma lei aprovada na Assembleia Legislativa que contempla 180 mil famílias no CRIA e vamos fazer eventos como esse que se aproximam mais dessas pessoas", pontuou o governador.

Ele voltou a reforçar a preocupação do Governo do Estado em dar assistência às pessoas atingidas pelas chuvas, principalmente nos municípios mais afetados, como Rio Largo, São Miguel dos Campos e Maceió. "Temos hoje mais de 10 mil pessoas  desabrigadas ou desalojadas em todo o estado. O Governo de Alagoas está unindo forças com os município e as Defesas Civis estadual e municipais, para dar assistência a essas famílias", assegurou o governador.

A primeira dama Marina Dantas afirmou que o governador estabeleceu um planejamento para que ocorra a Arena CRIA todos os fins de semana em comunidades diferentes. "O CRIA é prioridade do governo Paulo Dantas e vamos ampliá-lo ainda  mais para atender famílias carentes em todo o Estado", assegurou.

A secretária de Estado da Assistência Social, Manuelle Farias, informou que o CRIA tem hoje 124.176 famílias cadastradas, cuja folha de maio foi de R$ 18 milhões, beneficiando gestantes e crianças até 60 meses (5 anos) e até 72 meses (6 anos) para crianças afetadas por hidrocefalia por causa do vírus da zika. "Essa é a terceira edição do Arena Cria em Maceió e, na terça-feira, estaremos fazendo uma segunda edição em Arapiraca", adiantou.

A coordenadora do Núcleo de Assistência Social do CRIA, Danielle Gazzaneo, acrescentou que a finalidade do Arena Cria é minimizar e facilitar o caminho das possíveis beneficiárias do CRIA, principalmente neste momento, em que diversas famílias estão sendo afetadas pelas intensas chuvas que caem no Estado.

"Temos muitos casos aqui de pessoas que perderam toda sua documentação nessas chuvas", justificou Danielle. "Além do cadastro e da entrega do Cartão CRIA, junto com outras secretarias parceiras, são oferecidos na Arena a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, 2ª via do CPF, consulta de Certidão Negativa, emissão de Carteira do Trabalho e atendimento Jurídico não só  para beneficiárias do CRIA, mas para toda a comunidade", acrescentou Daniele.

Além desses serviços, foi montado um espaço de diversão para a criançada.  " O CRIA é um programa intersetorial de educação, saúde e assistência e vai mais além, porque o valor de transferência de R$ 150 promove o desenvolvimento econômico nos municípios e no estado e agrega as famílias", acrescentou a coordenadora de Assistência Social do CRIA.

Desempregada e com uma filha de apenas 1 ano e 1 mês, Andrielli de Melo Santos, 19 anos, tinha feito o cadastro do CRIA em outubro do ano passado. Ela aproveitou a oportunidade para pegar o cartão.  "Como não trabalho, tenho ajuda dos meus pais e esses R$ 150 do CRIA vão ajudar a comprar algumas coisas para minha filha, principalmente fraldas", disse Andrielli.

Como ela, centenas de pessoas aproveitaram o domingo para ter acessos aos serviços oferecidos por diversos órgãos do governo estadual, a exemplo da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).