23/08/2023 15:36 | SegurançaInclusão Social

Governo do Estado lança nova etapa do projeto Bombeiro Mirim

Ação atende crianças e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social do Benedito Bentes

Marco Antônio / Agência Alagoas

Carlos Nealdo / Agência Alagoas

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (23), uma nova etapa do programa Bombeiro Mirim, que tem como objetivo auxiliar na formação integral de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Coordenado pelo Programa Vida Nova nas Grotas, Corpo de Bombeiros Militar e Gabinete de Segurança Institucional, o Bombeiro Mirim é realizado com uma equipe exclusiva de militares que desenvolvem um trabalho específico com as crianças dentro das escolas nos bairros mais vulneráveis da capital alagoana.

Nesta nova etapa, o Bombeiro Mirim terá a participação de 50 alunos entre 12 e 16 anos, da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, localizada no Benedito Bentes, próxima à Grota do São Cristovão. Pelos próximos seis meses, eles terão noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes no lar, defesa civil, combate às drogas, educação física, combate às drogas, educação física, entre outros temas.

O evento desta quarta contou com a presença do governador Paulo Dantas; a coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wolbeck Amorim; e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro, entre outras autoridades, professores e familiares dos alunos que integram o Bombeiro Mirim.

Paulo Dantas lembrou que o trabalho também envolve outras secretarias – entre elas a de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – dentro da proposta de transversalidade desenvolvida pelo Governo do Estado.

“Isso significa que estamos juntos, unindo forças e esforços para que o aluno tenha cada vez mais a capacidade de ter um aprendizado nas disciplinas na escola e, agora, temos a condição de formar cidadãs e cidadãos, que terão uma motivação melhor e uma perspectiva mais alta”, ressaltou o governador. “Esse trabalho transversal vai fazer com que tenhamos o melhor governo da história de Alagoas”, completou.

A coordenadora do Vida Nova nas Grotas, primeira-dama Marina Dantas, destacou a importância do programa para reduzir a situação de vulnerabilidade social na comunidade onde a escola Dom Otávio Barbosa Aguiar está inserida.

“A retomada do Bombeiro Mirim no Benedito Bentes é de extrema importância. É muito gratificante saber que essas crianças e adolescentes vão ter a oportunidade de aprender e, quem sabe, ser um futuro bombeiro”, disse.

Durante a solenidade desta quarta-feira, Paulo Dantas, Marina Dantas e o coronel Wolbeck entregaram kits de fardamento aos bombeiros mirins e homenagearam o ex-bombeiro mirim Gustavo José da Silva que, graças à formação no programa, conseguiu salvar seu irmão de morte.

“Fiquei muito orgulhoso de ter salvo a vida do meu irmão”, lembrou Gustavo. Na época, o irmão se engasgou quando jantava e, graças aos ensinamentos que aprendeu no programa, o ex-bombeiro mirim conseguiu resolver a situação.

A diretora da escola, Giselia Helena Ferreira, destacou a importância do programa para a comunidade e pediu para que o Bombeiro Mirim seguisse acontecendo mesmo após a primeira turma lançada nesta quarta. “É um orgulho muito grande ter 50 alunos no projeto. Eles farão a diferença na nossa sociedade e, principalmente, no Benedito Bentes. Que esse projeto não saia mais dessa escola; que ele siga acontecendo”, pediu.

O coronel Wolbeck lembrou que, desde 2001, quando o programa foi lançado, o Bombeiro Mirim tem se destacado como um instrumento valioso para fortalecer e enriquecer a vida das crianças e adolescentes das famílias em vulnerabilidade social.

"As lições de primeiros-socorros, combate a incêndio, educação ambiental e tantos outros temas vitais, não apenas contribui para a formação de futuros líderes, mas também promove uma cultura de segurança e cidadania", disse.

O programa

As atividades do Bombeiro Mirim foram iniciadas em 2001, com um segundo movimento em 2010. Os requisitos para a seleção dos alunos que formam essa nova turma foram a frequência escolar de, no mínimo, 80% (reforçando o compromisso do Estado em fomentar a educação) e serem moradores das comunidades e grotas circunvizinhas à escola, sede desta primeira etapa do projeto. As aulas acontecerão às terças e quintas pela manhã.

Após a Grota do São Cristovão, o Programa Vida Nova nas Grotas, será subsidiado pelos indicadores da Secretaria de Segurança Pública, principalmente no que concerne à vulnerabilidade social.

Também participaram da solenidade, a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy; o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; o deputado estadual Lelo Maia; e os vereadores de Maceió Brivaldo Marques e José Márcio Filho, além de representantes do comando militar, entre outros.