21/12/2022 18:36 | Cultura

Governo do Estado lança mais sete títulos da coleção “Raízes das Alagoas”

Eduneal, Imprensa Oficial e Fapeal são parceiros na publicação das obras literárias

Ao todo, foram lançados sete livros, obras clássicas que retratam a formação social, cultural e econômica do Estado

Jader Ulisses

Naísia Xavier e Myllena Diniz

Como forma de incentivar o desenvolvimento cultural e a produção de obras literárias produzidas em Alagoas, o Governo do Estado lançou sete novos livros da coleção “Raízes das Alagoas”, na terça-feira (20), no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió. As obras são o resultado da parceria entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal).

“A Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem a honra de reforçar o seu legado e seu compromisso permanente com a produção do que há de melhor na literatura alagoana. Ao lado da Fapeal e da Uneal, firmamos uma parceria bem-sucedida e lançamos mais sete livros, obras clássicas que retratam nossa formação social, cultural e econômica”, comentou Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial.

De acordo com Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, nesses últimos anos, as editoras de instituições públicas e universitárias do Estado têm promovido um trabalho exemplar para colocar à disposição da população títulos que mostram a capacidade de Alagoas de produzir conhecimento, não somente científico, mas, também, cultural, incluindo a literatura.

O gestor ressaltou que, desde 2015, a Fapeal já tinha a preocupação de também colaborar com o mercado editorial alagoano. “De lá para cá, juntamente com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ao longo dessa jornada, saímos com um volume de produção que, hoje, ultrapassa os 150 títulos com o selo da Fundação de Amparo à Pesquisa e das editoras universitárias”, disse.

“Para a Fapeal, esse foi um dos principais projetos dos últimos oito anos, nos governos Renan Filho e Paulo Dantas. Todos os anos, lançamos editais para livros científicos e acadêmicos, resultantes de teses e dissertações, ou apoiamos coleções, das quais muitos dos livros já estavam esgotados. O que está aqui apresentado pelos autores faz parte da construção histórica desse Estado pequeno, mas tão representativo para a formação da sociedade brasileira e, também, das definições da formação da sociedade brasileira”, ressaltou.

Estiveram presentes no evento, autoras e autores contemporâneos, como o cartunista Ênio Lins e o fotógrafo Celso Brandão, além de representantes do universo literário feminino. Os títulos podem ser conferidos na loja online da Imprensa Oficial.

Raízes das Alagoas

Formada por obras clássicas e seminais sobre a formação social, cultural e econômica do Estado, Raízes das Alagoas é uma antologia escrita por autores alagoanos renomados. Seu objetivo é promover o resgate de títulos consagrados pelo tempo, há anos fora de catálogo, mas que continuam indispensáveis para os estudantes e pesquisadores.

Sete títulos

Os sete livros da coleção Raízes das Alagoas são: “Episódios do contrabando de africanos nas Alagoas” e “As Alagoas na guerra da Independência”, ambas de Abelardo Duarte; “Maceió”, de Craveiro Costa; “A Tragédia do Populismo – o impeachment de Muniz Falcão, de Douglas Apratto Tenório”; “Notas sobre poder, operários e comunistas em Alagoas”, de Luiz Sávio de Almeida; “O banguê nas Alagoas: traços da influência do sistema econômico do engenho de açúcar na vida e na cultura regional”, de Manuel Diégues Júnior, e “O centenário da emancipação de Alagoas”, de Moreno Brandão.