08/01/2022 14:40 | Desenvolvimento Econômico

Governo do Estado investe R$ 15 milhões em Estrela de Alagoas e Minador do Negrão

São equipamentos e obras nas áreas de infraestrutura urbana, educação e segurança pública autorizadas e entregues pelo governador Renan Filho

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

Os municípios de Minador do Negrão e de Estrela de Alagoas, na região Agreste, vão receber cerca de R$ 15 milhões em investimentos do Governo do Estado. São equipamentos e obras nas áreas de infraestrutura urbana, educação e segurança pública autorizadas e entregues, neste sábado (8), pelo governador Renan Filho.

"É um investimento robusto que estamos fazendo nesses dois municípios. São cerca de R$ 5 milhões em Minador do Negrão e, aproximadamente, R$ 10 milhões em Estrela de Alagoas para colaborar com as administrações municipais e melhorar a vida das pessoas", afirmou Renan Filho.

A agenda de trabalho do chefe do Executivo estadual teve início por Minador do Negrão. No município, ele entregou veículos e máquinas do programa Fortalece Alagoas: ambulância, motoniveladora e ônibus escolar.

Durante a solenidade, o governador assinou a ordem de serviço para a construção de uma creche do programa Criança Alagoana (Cria), orçada em R$ 4,5 milhões e que vai beneficiar 200 alunos.

O prefeito de Minador do Negrão, Josias Aprígio, falou da carência de vagas para crianças em creches no município e disse que o novo equipamento chega em boa hora.

"Temos mais de 400 alunos e apenas seis salas. Mais da metade dos nossos alunos fica bolando em casas alugadas, apertadas e sem conforto. Então, essa creche será de grande importância para o nosso município", atestou o prefeito.

Nesta primeira fase, estão sendo construídas 80 unidades em todo o estado, com investimento de R$ 350 milhões. Até o final da execução do programa, mais de R$ 805 milhões serão injetados e, futuramente, 8 mil empregos diretos e permanentes gerados com a inauguração das 200 unidades em Alagoas.

Em seu discurso, Renan Filho anunciou que vai trabalhar para pavimentar o acesso ao Sítio Jiquiri, zona rural de Minador. No barro, a estrada tem cinco quilômetros de extensão e deve ser asfaltada por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta.

"Vamos trabalhar duro para fazer a estrada que liga o Minador ao Sítio Jiquiri", assegurou.

Estrela de Alagoas

Após a cerimônia, Renan Filho seguiu para Estrela de Alagoas. Lá, o governador assinou as ordens de serviço para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), orçado em R$ 2,5 milhões; e de uma creche do Cria, que receberá investimento de R$ 4,5 milhões.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já construiu 34 CISPS dos tipos I e II, em Alagoas.

"A violência está em queda em Alagoas justamente por isso, porque estamos construindo CISPS, contratando policiais por meio de concurso público; ou seja, estamos investindo em infraestrutura e valorizando os profissionais da Segurança Pública", argumentou o governador.

A solenidade em Estrela de Alagoas também marcou a assinatura da ordem de serviço que autorizou o início das obras do programa Minha Cidade Linda. O município será contemplado com a pavimentação de quatro ruas e com dois equipamentos de esporte e lazer ao ar livre. Serão investidos R$ 533 mil, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano (Setrand).

"É uma grande satisfação receber nosso governador aqui. Quero agradecê-lo por nos visitar e trazer tantos benefícios para o nosso povo", afirmou o prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira.