04/10/2023 11:03 | Desenvolvimento EconômicoGoverno de Alagoas

Governo do Estado apresenta programa Alagoas de Ponta a Ponta no Congresso Mundial de Estradas

Evento acontece na República Tcheca e conta com a participando do secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral


Representando o Estado, Mosart Amaral palestra sobre programa Alagoas de Ponta a Ponta

Ascom Setrand


Vitória Costa / Ascom Setrand

O Secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mosart Amaral, apresentou nesta terça-feira (3), durante o 27º Congresso Mundial de Estradas, a experiência exitosa do programa Alagoas de Ponta a Ponta. O evento, que acontece em Praga, capital da República Tcheca, entre os dias 2 e 6 de outubro, reúne representantes de todo o mundo para discutir questões de mobilidade urbana, administração de rodovias, infraestrutura, sustentabilidade e segurança.

 

O tema do congresso deste ano é “Praga 2023 – Juntos na estrada novamente”, que faz alusão ao período pandêmico que separou o mundo por um tempo e impediu que as estradas fossem plenamente utilizadas.



 

Nesta terça-feira (03), ao lado de representantes da Colômbia, Chile, Panamá e Paraguai, o secretário Mosart Amaral participou da mesa de experiências em países da América Latina que abordou projetos pensados para estradas vicinais, ou seja, que não possuem asfalto. Na ocasião, o histórico do programa Alagoas de Ponta a Ponta foi mostrado junto a dados, motivações, objetivos, resultados e previsões.

 

“É muito importante que nosso programa seja visto por diversos países do mundo, e o trabalho do Governo de Alagoas inspira outras iniciativas, já que o Alagoas de Ponta a Ponta tem mudado a vida de muita gente. A participação em um evento como esse dá a oportunidade para que os profissionais da área observem o serviço que nós conseguimos fazer. Também é interessante para conhecermos novas tecnologias e métodos, que posteriormente podem ser implantados em nosso estado.” disse Mosart Amaral.



 

Alagoas de Ponta a Ponta

 

O Alagoas de Ponta a Ponta é o mais recente dos programas da Setrand. Foi lançado em agosto de 2021 e se propõe a implantar pavimentação asfáltica nas estradas de barro que ligam os povoados aos centros urbanos dos municípios. Pavimentadas, as rodovias proporcionam acessibilidade, mobilidade e facilitam a vida dos moradores dessas localidades, que precisam ir para os centros urbanos para trabalhar, estudar, acessar os serviços de saúde e de comércio. O escoamento produtivo também se torna mais ágil, seguro e eficaz.

 

Em dados, o total gasto do programa desde o surgimento foi de aproximadamente R$ 570 milhões, com extensão prevista de 231 km em asfalto. Ao todo, 36 municípios foram contemplados em Alagoas.