02/05/2022 14:09 | Tecnologia e Inovação

Governo de Alagoas vai financiar a realização de pelo menos sete eventos científicos nos próximos 6 meses

Programação selecionada em edital da Fapeal inclui duas reuniões internacionais


Eventos científicos serão financiados pela Fapeal nos próximos meses

GoToVan/Creative Commons


Naísia Xavier/ Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) publicou a primeira chamada do seu edital de Organização de Eventos Científicos (AORC). Serão contempladas sete propostas com recursos exclusivamente do Governo do Estado.

 

Seis dos eventos serão organizados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e um deles pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Unsical). Dois deles são de nível internacional, nas áreas de Audiologia e Física.

 

A programação inclui ainda três eventos nacionais, sobre Nutrição e Química; o Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e um evento local, sobre a formação na área das Ciências Agrárias em Alagoas.

 

Além de garantir aos pesquisadores do estado a oportunidade de troca de conhecimentos e inserção em redes nacionais e internacionais de pesquisa, o edital para organização de eventos científicos em Alagoas também contribui para a economia local, através do setor de serviços, atraindo um público altamente qualificado.

 

“A Fapeal hoje cumpre um papel fundamental na produção e difusão do conhecimento em Alagoas. Destaca-se em um cenário nacional que tem cada vez menos recursos para este fim. Como resultado dessa política, o nosso estado se mantém com pesquisas de qualidade e promove eventos que mostram nossa produção, estimulam a cooperação e as novas ideias, completando, assim, o círculo virtuoso da ciência e da tecnologia”, comenta o professor Pedro de Lemos Menezes, doutor em Física, docente da Uncisal e coordenador de congresso internacional aprovado nessa chamada.

 

O edital AORC permanece em fluxo contínuo até que se esgote o montante total da chamada pública, de R$ 500 mil. O número de eventos científicos apoiados pela Fapeal até o fim do ano, portanto, deve aumentar.