19/04/2023 19:54 | SegurançaEducação

Governo de Alagoas ressalta importância da sociedade no combate à propagação do discurso de ódio e das fake news

Governador em exercício, Ronaldo Lessa, recebe secretários e apresenta panorama nacional debatido com o presidente Lula

Na conversa, Flávio Saraiva lembrou que nenhum caso foi registrado em Alagoas

Pei Fon/ Agência Alagoas

Alexandre Câmara

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, se reuniu nesta quarta-feira (19) com os secretários de Estado Flávio Saraiva (Segurança Pública) e Marcius Beltrão (Educação) para ressaltar a importância do papel da sociedade para combater a propagação dos discursos de ódio e das fake news em redes sociais sobre supostos ataques que estão gerando insegurança e apreensão na comunidade escolar. Alagoas não registrou nenhum tipo de ocorrência de violência neste sentido e tem ampliado as ações de proteção dos locais.

Durante o encontro, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, Lessa destacou as deliberações que foram discutidas na reunião que ele participou na terça-feira com o presidente Lula e representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional, governadores, prefeitos e outras lideranças políticas. “O que a gente pôde concluir em Brasília é que muitas vezes o problema está na família, por conta de um desajuste social, ou devido a uma situação de vulnerabilidade social. Portanto, não se pode culpar a segurança pública, nem as escolas. E o que se concluiu é a necessidade de coibir essa onda de violência, como explicaram os representantes do STF, junto aos parlamentares, irá fazer uma campanha contra as fake news e o discurso de ódio”, disse.

Além disso, o governador em exercício ressaltou a importância da sociedade evitar a propagação destas mensagens. “É preciso fazer nos estados, como está sendo feito em Brasília, que é convocar prefeitos e a sociedade para esse enfrentamento. É absolutamente necessário que a gente possa criar o estado da paz. É isso que Paulo Dantas pensa. É isso que nós imaginamos”, ressaltou Ronaldo Lessa.

Flávio Saraiva reafirmou que apesar de haver muitos rumores nas redes sociais, em Alagoas não há nenhum registro de caso de violência nas escolas. “Existe uma propagação nas redes por perfis, em sua maioria, de jovens. Foi instaurada investigação e identificamos 25 perfis, sendo 24 de menores de idade e um de uma pessoa maior de idade. Para os menores, cabem medidas socioeducativas e para os maiores de idade, investigação criminal”, ressaltou.

Marcius Beltrão destacou o apoio incondicional das forças de segurança pública na prevenção à violência nas escolas. “Após o acontecimento em Santa Catarina, tivemos, inicialmente, uma inquietação natural entre professores, alunos e pais de alunos. Mas buscamos acalmar a comunidade escolar. A Segurança Pública agiu rápido, mobilizando não apenas o Batalhão Escolar, mas também a Polícia Civil e o seu setor de inteligência para responder à criação de perfis falsos que propagaram ameaças por meio das redes sociais”, afirmou.

Plano de Defesa

O secretário afirmou ainda que um plano de segurança nas unidades de ensino está sendo executado. “A segurança pública de Alagoas tem um protocolo de ações de prevenção à violência e que se estende às escolas. Especialmente nesta sexta-feira, dia 20, vamos acionar o Plano de Defesa do Estado, que corresponde a uma ação em que nos visualizamos todos os posicionamentos de nossas viaturas, através do aplicativo Quimera. Se nós tivermos qualquer notícia de uma ocorrência que sugira algum nível de ameaça maior, nós conseguimos conter essa ameaça de forma muito rápida”, concluiu.