02/05/2023 10:29 | EsporteEducação

Governo de Alagoas realiza o maior evento do esporte estudantil do estado

Com parceria da Faec, Seduc e Selaj, Jogos Estudantis de Alagoas é lançado nesta terça-feira


Jeal contará com disputas em 23 modalidades esportivas, sendo quatro coletivas e 19 individuais

Célio Junior


Selaj/Faec

Uma parceria tripla para promover o maior evento escolar e esportivo do Estado. A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec), juntamente com o Governo de Alagoas através das secretarias da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude, lançaram nesta terça-feira (02), no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé, a edição 2023 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal).

 

A competição mais aguardada entre os jovens alagoanos foi destacada pelo presidente da Faec, Irã Cândido. "O Jeal é  maior evento esportivo do estado de Alagoas, não apenas pela quantidade de participantes, mas pela dimensão social que representa. O estado é dividido em 13 regiões administrativas, pela Secretaria de Educação, e teremos representantes de todas elas. A capilaridade que o Jeal tem, nenhum outro evento em Alagoas possui", afirmou.

 

Serão disputadas 23 modalidades esportivas, sendo quatro coletivas e 19 individuais. O período de inscrições será de 02 a 22 de maio. A competição é dividida em duas fases. A regional, que irá acontecer entre 1º e 19 de junho, e a fase estadual, que são os grandes jogos, prevista para a segunda quinzena de julho.

 

O Jeal 2023 classificará para os Jogos da Juventude os estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos que vencerem em suas modalidade.  Esse ano, a competição, que é organizada pelo Comitê Olímpico (COB), irá acontecer em Ribeirão Preto (SP), em setembro.

 

Já os participantes com idade entre 12 e 14 anos disputam vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que será realizada em novembro, com local a ser definido. 

 

Além disso o Jeal também vale vaga para o Brasileiro de Futsal para os estudantes-atletas de 15 a 17 anos. Essa competição é organizada pelo Ministério do Esporte e será disputada em Salvador (BA), ainda sem data definida.