21/04/2023 16:50 | InstitucionalGestão e Finanças

Governo de Alagoas quer ouvir população sobre gênero e raça para construir o PPA

Oficina temática nos dias 24 e 24 de abril contará com especialistas da USP, Câmara Federal e Senado


Ascom Seplag


Larissa Costa / Ascom Seplag

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), quer ouvir a população para construir o novo Plano Plurianual (PPA). A iniciativa será uma série de oficinas temáticas com início nos dias 24 e 25 de abril, a partir das 9h. Esta primeira etapa terá como tema Transversalidade de Gênero e Raça. Será realizada no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no Jaraguá.


Aberto ao público, o evento terá a participação da doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Beatriz Sanches, do doutor em Administração Pública e Governo, Pedro Marin, e da advogada e servidora da Secretaria da Mulher da Câmara Federal, Danielle Gruneich. 


Também integra o grupo, a doutora em Políticas Públicas, servidora do Senado e co-fundadora do Elas no Governo, Rita Santos. “As oficinas temáticas foram pensadas para unificar a direção do plano governamental e deixá-lo ainda mais próximo às necessidades da população. O PPA não é um processo interno da Seplag, por isso é importante dialogar com diversos segmentos da sociedade. Desta forma, vamos construir juntos políticas públicas mais assertivas”, enfatiza o superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag, Genildo José da Silva.


PPA Online e fóruns regionais

Para incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio de mais dois mecanismos. Um deles é a plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até final de junho.


Paralelo ao PPA Online e às oficinas temáticas, o Governo vai ouvir a população por meio de fóruns participativos em municípios estratégicos das três regiões de Alagoas. São eles: União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Maragogi, Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. A programação completa com os dias e locais da realização dos fóruns está no site ppa.al.gov.br