17/11/2022 15:26 | Meio Ambiente

Governo de Alagoas marca presença entre as lideranças mundiais na COP 27, no Egito

Executivo estadual está representado pelo secretário da Semarh, Gino César, e o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes


Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, participou de debates e momentos importantes da pauta ambiental na Conferência

Divulgação


Agência Alagoas com assessoria

O Governo de Alagoas marca presença entre as lideranças mundiais que participam da 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Representam o Poder Executivo Estadual na COP 27, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes.

 

Além de debates e momentos importantes da pauta ambiental o secretário Gino César participou da entrega da carta compromisso dos governadores pelo clima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também prestigia o evento. “Participei, representando o Governo de Alagoas, da entrega desse importante documento que reitera o papel relevante que o Brasil tem no enfrentamento das mudanças climáticas, pelo seu inegável protagonismo nas negociações internacionais, desde a Rio 92, e por estar reconhecidamente posicionado no G5, em temáticas relevantes de desenvolvimento sustentável, clima e biodiversidade”, ressaltou Gino Cesár.

 

O secretário esteve ainda no lançamento da revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que representa os órgãos estaduais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. “O lançamento da Abema ainda contou com a presença de autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental, além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas”, disse.

 


LULA

Gino Cesar destacou ainda o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, realizado na última quarta-feira (16). “Foi um momento muito importante para o Brasil, quando Lula destacou o compromisso e o protagonismo que o Brasil tem para a pauta ambiental e para o mundo na defesa do meio ambiente, da Floresta Amazônica, dos povos originários e no combate à fome, e quando defendeu que a edição da COP em 2025 seja realizada no Brasil”.

 

O secretário destacou ainda seu reencontro com a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o senador Randolfe Rodrigues, durante o evento voltado para a sociedade civil brasileira “Brazil Climate Action Hub”.