06/07/2023 17:03 | Meio AmbienteInfraestruturaTransporte

Governo de Alagoas leva ações para quilombolas e assentamentos agrários em União dos Palmares

Paulo marcou a retomada do projeto de perfuração de poços artesianos em Alagoas com assinatura de ordem de serviço

Governador Paulo Dantas durante inauguração do acesso ao povoado quilombola Muquém

Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Marcelo Alves / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas contemplou, nesta quinta-feira (6), a cidade de União dos Palmares com ações que, além de levar desenvolvimento social, econômico e cultural, vão marcar a história da cidade. Isso porque, foram feitas a inauguração do acesso do povoado quilombola Muquém, a entrega de dois caminhões compactadores de lixo e a assinatura da ordem de serviço para a construção de seis poços artesianos, marcando assim a retomada desse programa em Alagoas, neste ano.

Durante pronunciamento na solenidade de entrega das ações, Paulo destacou a importância do acesso ao povoado quilombola Muquém para mobilidade urbana, melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, bem como para o fomento à cultura e a economia local. "Essa obra vai valorizar ainda mais a comunidade quilombola que tem um enorme potencial artesanal", frisou.

Ainda na oportunidade, o governador retomou no estado as ações que vão levar água para comunidades que não têm acesso a rede de abastecimento. Para isso, o governador assinou a ordem de serviço para perfuração de poços artesianos. "Esta iniciativa tem o objetivo de dar acesso a água para as comunidades que mais necessitam desse benefício",  frisou.

Além disso, o governador anunciou a realização de outras ações em União dos Palmares, a exemplo da construção do Centro Integrado de Segurança Pública do tipo 3 (Cisp-3), a estrada de Timbó e a revitalização de um campo de futebol.

Presente ao evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Gino César, classificou a assinatura da ordem de serviço para perfuração de poços como marco histórico. "Esta ação dá início à retomada do projeto de perfuração de poços neste ano em Alagoas e vai beneficiar quatro assentamentos da reforma agrária, o povoado Muquém e o abrigo para idoso da cidade", disse.

De acordo com o titular da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Alcides Tenório, o Governo de Alagoas investiu R$ 3 milhões em recursos do tesouro estadual. "A obra que dá acesso à comunidade quilombola Muquém é totalmente pavimentada, conta com sinalização horizontal e vertical, faixa de pedestres e oferece segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres", explicou.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil, disse que o povoado quilombola Muquém necessitava da obra na entrada da comunidade. "Essa obra vai beneficiar e tornar ainda muito melhor o turismo étnico-racial em Muquém", afirmou.

Para Dorinha, uma das lideranças comunitárias dos quilombolas de Muquém, a obra de infraestrutura entregue pelo governador dá outro contexto para a história do povoado. "Com essa obra, a gente vai aumentar o nosso fomento na cultura e no turismo étnico-racial", disse.

Na oportunidade, houve apresentações culturais de capoeira, grupo de música afro e também foram entregues documentários e livros com a história do povoado. A solenidade ainda contou com as presenças das secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos) e Lailson Gomes (Articulação Política da Vice-governadoria), além do deputado Remi Calheiros, do superintendente de obras do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Iran Menezes, da artesã Irinéia, patrimônio cultural de Alagoas, prefeitos de outros municípios, vereadores da cidade e outras personalidades políticas.