01/06/2023 15:06 | Governo de Alagoas

Governo de Alagoas lança galeria de imagens Falcon Barros

Espaço virtual traz registros de fatos relevantes da história de Alagoas

Lançamento da galeria de imagens homenageia o cinegrafista Falcon Barros

Marco Antônio/ Secom

Carlos Nealdo / Secom

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) de Alagoas lançou nesta quinta-feira (1º), durante café da manhã, no restaurante Casa de Mainha, em Jaraguá, a galeria de imagens Falcon Barros, que traz o registro – em alta resolução – de fatos e personagens que marcaram a história de Alagoas. O espaço virtual presta uma homenagem ao repórter cinematográfico Falcon Barros, que dedicou 40 dos seus 58 anos de vida à profissão.

A galeria – que pode ser acessada pelo endereço https://alagoas.al.gov.br/midias  – traz acervos especiais do repórter fotográfico José Ronaldo Alécio, que doou parte do seu material ao governo de Alagoas, entre eles o registro dos últimos quatro presidentes do regime militar brasileiro: Artur da Costa e Silva (1967–1969), Emílio Garrastazu Médici (1969–1974), Ernesto Geisel (1974–1979) e João Batista Figueiredo (1979–1985). Além disso, o acervo de José Ronaldo – que também foi homenageado durante a solenidade desta quinta-feira – também conta com imagens da visita do Papa João Paulo II a Alagoas, e de Pelé.

Para o secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, o lançamento da galeria Falcon Barros é um momento muito significativo para prestação de serviço à sociedade. Ele lembrou que a escolha do nome do profissional foi feita em unanimidade pela própria categoria. “Onde o Falcon estiver, por tudo o que ele representou, deve estar muito feliz por saber que empresta seu nome a uma galeria que vai prestar serviços de forma muito ampla às pessoas”, disse.

Joaldo Cavalcante ressaltou que muitas vezes, pesquisadores, estudantes e outros profissionais como influenciadores digitais têm receio de usar uma imagem por conta dos direitos autorais. “A galeria vai disponibilizar como fonte de consulta pública imagens representativas [que] nos remete à década de 1960. A história é feita de um quebra-cabeça, e a gente ajuda a colocar cada peça”, ressaltou.

O secretário de Comunicação aproveitou para fazer um registro ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado nesta quinta-feira (1º). Ele lembrou que a imprensa brasileira nasceu no exílio quando, em 1º de junho de 1808, o jornalista Hipólito da Costa editou e imprimiu em Londres, onde estava exilado, o Correio Braziliense. “Quando a gente olha o passado e projeta para o presente, [vemos que] nós demos muitos passos à frente, e isso é um aspecto positivo. Nós evoluímos, vivemos numa sociedade democrática, e na sociedade democrática em que vivemos é preciso que reafirmemos uma posição em defesa do jornalismo”, defendeu.

Presente à solenidade, o ex-secretário de Comunicação José Osmando de Araújo – pioneiro na pasta fundada em 1985, durante o segundo governo de Divaldo Suruagy (1937-2015) – disse que o espírito que criou a Secom foi o de seriedade e de compromisso com a verdade. “E mostrar que comunicação governamental não era nem pode ser somente propaganda de governador, de secretários de Estado. Comunicação governamental é serviço público e é, sobretudo, transparência”, disse.

Além de José Osmando, estiveram presentes ao evento desta quinta-feira os ex-secretários de Comunicação, José Alberto Costa, Romero Vieira Belo, Flávio Gomes de Barros, Edivaldo Júnior, Wilmar Bandeira Soares, Ênio Lins e Guilherme Lamenha.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que ao lado da secretária do Gabinete Civil, Roseane Ferreira Vasconcelos, representou o governador Paulo Dantas, destacou a importância da imprensa para o amadurecimento da democracia. “Nos últimos quatro anos, nós tivemos inúmeros ataques à imprensa nacional, e isso traz instabilidade política, não cria um ambiente favorável. A nossa obrigação, enquanto governo, é manifestar esse apoio à imprensa nacional e local”, destacou.

A secretária do Gabinete Civil ressaltou que a Secretaria de Comunicação, que fez 38 anos em maio, é o principal canal de difusão da informação institucional do governo de Alagoas. "E a imprensa é fundamental na mediação e divulgação da informação oficial para a  população beneficiária dos atos governamentais. Comemorar o Dia da Imprensa com vocês, jornalistas, assessores de comunicação e integrantes de veículos de informação, é uma forma de reconhecimento desta atividade, fundamental para a humanidade e para os alagoanos", disse.

Emocionada, a esposa de Falcon Barros, Ana Barros, relembrou a trajetória do profissional e disse que estava muito feliz com a homenagem prestada pelo governo de Alagoas. “Tenho certeza que onde o Falcon Barros estiver, ele está feliz, por saber que ele não ficou no esquecimento”, disse. “Hoje estou vendo que tudo valeu a pena, e que a trajetória dele vai ficar como uma referência muito bonita”, concluiu.

Falcon Barros

Falcon Barros, agraciado com diversos prêmios de jornalismo ao longo de seus quarenta anos de profissão, morreu em abril de 2021, em decorrência da Covid-19. Ao longo de sua carreira, o profissional fez grandes coberturas jornalísticas pela TV Gazeta, entre elas a cheia de junho de 2010, que atingiu 26 municípios alagoanos - deixando 15 deles em estado de calamidade pública, provocando 26 mortes e deixando 73 mil pessoas desabrigadas.

“Meu trabalho como repórter cinematográfico não tem rotina, porque todo dia eu tenho uma pauta diferente, são locais diferentes. Você pode ir para uma festa ou para um velório. Então a gente tem que estar preparado para essa situação. De repente pode acontecer uma coisa de [uma pessoa que] atropelou alguém, e você chega lá e ser seu parente. E você tem que fazer a matéria”, lembrou ele, há alguns anos, durante reportagem feita pela TV Gazeta.