31/05/2023 18:38 | InstitucionalComunicação

Governo de Alagoas lança galeria de imagens em homenagem ao repórter cinematográfico Falcon Barros

Lançamento acontece nesta quinta-feira (1º), em evento comemorativo ao Dia Nacional da Imprensa e ao aniversário de 38 anos da Secom


Falcon dedicou 40 anos de vida à missão de traduzir, em imagens, os acontecimentos que fizeram parte da história de Alagoas

Ilustração


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O repórter fotográfico Falcon Barros dedicou 40 dos seus 58 anos de vida à missão de traduzir, em imagens, os acontecimentos que fizeram parte da história de Alagoas. Em homenagem ao seu legado, o Governo de Alagoas lança nesta quinta-feira (1º), na plataforma oficial da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), um espaço virtual que levará seu nome e onde ficarão gravados, em imagens, os registros dos fatos e personagens que marcaram o enredo alagoano. Os alagoanos poderão acessar essa ferramenta para acompanhar todos os acontecimentos do estado.

 

No evento, também será homenageado o repórter fotográfico José Ronaldo. Com 58 anos de profissão, o profissional participou de grandes coberturas, como a vinda do Papa João Paulo II a Alagoas e a inauguração do Trapichão, com a presença do Rei Pelé. Uma de suas marcas foi ter contado a história dos 102 municípios alagoanos, através de imagens. Empenhado em deixar um legado para as futuras gerações, José Ronaldo doou parte do seu acervo para a Galeria Falcon Barros.

 

O lançamento da galeria será realizado em um café da manhã no Restaurante Casa de Mainha, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió. Na ocasião, o Governo de Alagoas vai promover um encontro com os jornalistas alagoanos, em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa. Nesta data também é comemorado o aniversário de 38 anos da criação da Secom. 

 

Quem era Falcon?

 

Premiado repórter fotográfico, Falcon Barros era considerado no meio jornalístico como um dos maiores talentos da reportagem cinematográfica. Falcon faleceu em abril de 2021, em decorrência da Covid-19, provavelmente adquirida no exercício do dever profissional. Ele deixou esposa e filhos.