15/06/2022 17:42 | SaúdeInfraestrutura

Governo de Alagoas investe em melhoria de habitações em Coruripe

Governador assinou também a ordem de serviço para construção de mais uma UPA Tipo III no município

Governador Paulo Dantas assinou a ordem de serviço para a construção da UPA, que deve ficar pronta em quatro meses

Rodrigo Marinho

Fábia Assupmção / Agência Alagoas

O município de Coruripe vai ganhar uma UPA tipo III, que vai ampliar a assistência de saúde aos moradores do município e regiões vizinhas. O governador Paulo Dantas assinou a ordem de serviço para a construção da UPA, na tarde desta quarta-feira (15), que deve ficar pronta em quatro meses.

A nova unidade de saúde de Coruripe terá capacidade de atender por mês 10.500 usuários, com uma média diária 350 pessoas. A construção da UPA tipo III, terá investimentos na ordem de R$ 9.294.864,37, do próprio governo estadual.

"A construção dessa UPA é importante não só para o município, mas para o atendimento de pacientes de municípios vizinhos", exaltou o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, que destacou também a importância das obras de melhoria das habitações, principalmente depois das fortes chuvas que deixaram desabrigados e desalojados do município.

Para melhorias de casas no município, serão investidos de mais de $ 4 milhões com recursos oriundos do Tesouro Estadual. De acordo com a secretária de estado da Infraestrutura, Maria Gevan, a reforma de cada casa custa em torno de R$ 10 mil, abrangendo obras de construção de banheiros, cobertura de teto, colocação de acessórios de portas e outras melhorias. "São famílias que vivem em condições insalubres, que muitas vezes não tem banheiros ou coberturas em suas casas", explicou a secretária de Infraestrutura.

Maria Gevan afirmou que o programa é aberto a todos os municípios que tiver interesse. “Cabe aos municípios apresentarem o relatório social de quantas famílias precisam ser atendidas e fazer a fiscalização da execução das obras. É um programa fundamental para trazer dignidade às famílias que vivem em casas em situação insalubres, principalmente nesse período de intensas chuvas", ressaltou Maria Gevan.

PRÓ-ESTRADA

O governador anunciou também o repasse de recursos de R$ 1 milhão para pavimentação e drenagem de diversas ruas nos bairros Alto do Cruzeiro, Barreiras e Barro Preto I.

Foi feita ainda entrega de equipamentos que vão auxiliar na limpeza da cidade, do Programa Fortalece Alagoas, da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). "É o Governo de Alagoas trabalhando para todos os municípios", afirmou Paulo Dantas.

O governador fez um balanço positivo de seus 30 dias de governo, que passou pelo desafio de atender todos os municípios afetados por enchentes. "Garantimos o auxílio-chuva, cuja primeira parcela começou a ser paga no dia 13 de junho".

Apesar das fortes chuvas que atingiram Coruripe, o governo do Estado dará apoio para realização das festas juninas, que foram canceladas em junho, como forma de gerar emprego e renda.