16/02/2022 14:12 | Desenvolvimento Econômico

Governo de Alagoas investe cerca de R$ 50 milhões em Pilar

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

O governador Renan Filho levou, nesta quarta-feira (16), investimentos e ações ao Pilar, na região metropolitana de Maceió. Ele assinou a ordem de serviço para o início das obras do programa Minha Cidade Linda, inaugurou uma praça do programa Criança Alagoana (CRIA) e entregou equipamentos do Fortalece Alagoas.

Juntamente com o prefeito do município, Renato Filho, o governador assinou os convênios para revitalização da orla lagunar e construção de unidades habitacionais. Renan Filho fez, ainda, a entrega dos cartões CRIA a famílias pilarenses e autorizou a construção de duas creches do Programa Criança Alagoana.

"Acredito que esse pacote todo vai chegar bem próximo de R$ 50 milhões em investimentos do Governo do Estado, fora os que faremos no Hospital do Futuro, que está sendo construído pelo município. Somando os esforços do Governo do Estado com a prefeitura do Pilar, certamente o município avança bastante", afirmou Renan Filho.

O prefeito do Pilar também destacou a parceria entre o município e o Governo do Estado.

"Construímos juntos o que o Pilar é hoje. Todo investimento que temos no Pilar teve a parceria do governador comigo. Ele acreditou na gente, eu confiei nele e nós, juntos, estamos conseguindo fazer a transformação em Pilar", declarou Renato Filho.

Cidade Linda

Por meio do Minha Cidade Linda, o Pilar vai receber um investimento de R$ 4,4 milhões do governo estadual, que serão empregados no calçamento de 16 ruas, totalizando 5,6 quilômetros lineares.

A ordem de serviço foi assinada pelo governador e pelo secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Todas as casas localizadas nas vias beneficiadas pelo programa terão suas fachadas pintadas. A cidade vai ganhar quatro kits de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre (parque infantil e academia de ginástica). As praças serão revitalizadas, beneficiando diretamente os mais de 35 mil moradores.

Em todo o estado, o Minha Cidade Linda está investindo R$ 385 milhões, em cidades com até 50 mil habitantes, nesta primeira fase do programa. O objetivo é  garantir mais qualidade e segurança na infraestrutura das ruas, além de oferecer opções de esporte e lazer e promover inclusão social, gerando emprego e renda.

Fortalece

A solenidade no Pilar também marcou a entrega de 182 cartões CRIA (Criança Alagoana). Ao todo, 1.650 famílias já recebem o benefício mensal de R$ 150. Renan Filho e o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, entregaram dois ônibus e uma máquina motoniveladora, por meio do programa Fortalece Alagoas.

Dando seguimento às ações, o governador e o prefeito, juntamente como o secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, assinaram convênio com o município para construção de 145 casas populares, no valor de R$ 15 milhões, e para o início da 3ª etapa das obras de revitalização da orla lagunar, orçada em R$ 1,3 milhão.

Ainda durante a solenidade, foi autorizada a construção de duas creches CRIA, por meio de um investimento de R$ 9 milhões. As unidades, juntas, têm capacidade para atender 400 crianças. A coordenadora estadual do Programa CRIA, primeira-dama Renata Calheiros, participou das atividades em Pilar.

Hospital do Futuro

Após inaugurar a praça do CRIA, Renan Filho e o prefeito do Pilar visitaram a construção de uma escola municipal e inspecionaram as obras do Hospital do Futuro.

O equipamento de saúde está sendo edificado pelo município, em parceria com o Governo do Estado. Serão investidos R$ 57 milhões. A unidade vai ofertar 159 leitos, sendo 10 de UTI, tornando-se uma referência regional.

"Uma prefeitura estruturar um hospital regional desse porte é algo muito desafiador e inovador. Nenhum outro município fez um investimento desse, de maneira que eu parabenizo o prefeito do Pilar pelo empreendedorismo, pela capacidade de gestão e pela decisão de ajudar as pessoas, estruturando o serviço de saúde do município", declarou Renan Filho.

Prestigiaram, ainda, as atividades no Pilar, o secretário executivo de Estado da Comunicação, Cristiano Matheus, e a deputada estadual Fátima Canuto, dentre outras autoridades.