19/11/2021 08:17 | InfraestruturaEducação

Governo de Alagoas investe R$ 29 milhões e reconstrói rodovia que liga Jacuípe a Porto Calvo

Além dos 28 km de rodovia inaugurados no 1° dia de Governo Presente, o município de Jacuípe recebeu investimentos em educação e infraestrutura

Márcio Ferreira

Pollyana dos Anjos e Thiago Tarelli

Chegar em Jacuípe ficou seguro, fácil e agradável com a reconstrução dos 28km da AL-105, rodovia que liga o município a Porto Calvo. A obra do programa Pró-Estrada, orçada em R$ 29 milhões, foi entregue pelo governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, nessa quarta-feira (18), durante a 11ª edição do Governo Presente na região Norte.

As queixas dos moradores locais, que sofriam com os buracos e a lama na extensão do acesso ao município, deram lugar ao desenvolvimento e qualidade de vida com a chegada do programa, este, que está presente em todas as regiões do Estado e elevou a qualidade das rodovias de Alagoas, colocando-as no patamar de melhores do país.

De acordo com o governador, antes da obra, quem chegasse a Porto Calvo levava uma média de 2h para chegar a Jacuípe. Agora tudo mudou. “Uma rodovia excelente”, definiu Renan Filho.

Na agenda anterior, em Maragogi, o governador garantiu também mais mobilidade, segurança viária e facilidade do escoamento da produção na região Norte, com a inauguração da obra de reconstrução da AL-101 Sul.

Além de a obra de reconstrução da AL-105, o Governo de Alagoas também levou investimentos para as áreas de educação e infraestrutura, em Jacuípe.

O chefe do Executivo e o secretário de Educação, Rafael Brito, autorizaram o início das obras da construção de mais uma Creche CRIA. A unidade tem investimento de R$ 4,5 milhões e atenderá cerca de 200 meninos e meninas em dois turnos na cidade.

Depois de pronta, a unidade de ensino atenderá crianças de 0 a 3 anos e contará com a chancela do CRIA, o programa da Criança Alagoana, que promove o desenvolvimento infantil através da assistência social.

“Essa é uma noite muito feliz neste primeiro dia de retorno do Governo Presente. Trazer melhorias e, em especial, autorizar mais uma creche do CRIA para uma cidade como Jacuípe é muito significativo. Temos muitas mães aqui e só elas sabem a importância de uma unidade como essa, que é sinônimo de uma educação de qualidade, alimentação adequada e acesso a um conteúdo pedagógico no tempo certo para suas crianças. Esse é um grande presente do governador Renan Filho para todos que fazem a Educação de Jacuípe”, disse o secretário Rafael Brito.

Em toda Alagoas, 200 creches serão construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), totalizando um investimento de R$ 805 milhões que irão beneficiar mais de 40 mil crianças e, futuramente, irão gerar 8 mil empregos diretos e permanentes.

Já para a infraestrutura da Zona Rural foi entregue uma patrol. “Essa máquina serve para ajeitar a estrada para que quem mora na Zona Rural ou precisa pegar uma estrada de barro.  Com esse equipamento é possível rodar com mais tranquilidade, levar seu filho ao médico, escoar a produção agrícola, ir estudar na escola na cidade”, explicou o governador.

Outros investimentos em Jacuípe

O governador garantiu mais investimentos para o município. “Além dessa máquina (patrol), vou entregar uma ambulância nova, 0km, que vai ser a terceira, vou mandar mais um ônibus da educação, vou mandar uma retroescavadeira para fazer pequenos açudes, ajudar os agricultores familiares dessa região; um caminhão refrigerado para transportar a merenda escolar dos alunos de maneira adequada, um trator, um caminhão compactador para recolher o lixo da cidade. Vamos fazer tudo isso por meio do programa Fortalece Alagoas’, listou os investimentos em seu discurso.

A rodovia que dá acesso a Campestre é uma demanda do município e o governador de Alagoas se comprometeu com a população: “Eu vim hoje para dizer a vocês, que eu e o secretário Mozart Amaralmestamos trabalhando para licitar e iniciar nos próximos meses a estrada que vai ligar Jacuípe a Campestre”, assegurou.