18/07/2023 17:57 | Meio Ambiente

Governo de Alagoas instala pluviômetros em Jequiá da Praia e Roteiro

Com os novos equipamentos, Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente amplia o monitoramento meteorológico no Estado

Pluviômetros jáq estão instalados em 11 municípios alagoanos

Divulgação Prefeitura de Jequiá da Praia

Bruno Gomes / Ascom Semarh

A nova rede de monitoramento hidrometeorológico de Alagoas segue em fase de ampliação, com a instalação de equipamentos nos municípios do Estado. Nesta terça-feira (18), a equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) instalou dois novos pluviômetros automáticos nas cidades de Jequiá da Praia e Roteiro.

O meteorologista Henrique Mendonça e os técnicos Alex Barros e Vitor Freire realizaram a instalação dos equipamentos, que permitirão coletar dados para realizar o acompanhamento das chuvas em tempo real e, juntamente com informações complementares, auxiliam na análise de cenários de risco de desastres naturais e na decisão para emissão de diferentes níveis de alertas e avisos decorrentes das chuvas.

“Esse equipamento tem por finalidade exclusiva registrar e enviar dados das chuvas à Sala de Alerta da Semarh, onde realizamos o monitoramento com uma atualização de informações a cada 10 minutos dos pontos onde estão instalados", afirmou Henrique Mendonça.

Desde a implantação da nova rede de monitoramento, no dia 28 de março, já foram instalados 11 pontos de equipamentos nos municípios de Olho D' Água do Casado, Batalha, Igreja Nova, Penedo, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, Ibateguara, Passo de Camaragibe, Jequiá da Praia e Roteiro.

“Com essa estrutura de monitoramento, teremos um suporte maior na coleta de informações. Portanto, podemos municiar a Defesa Civil do Estado e os municípios com informações em tempo real e colaborar na prevenção dos impactos climáticos”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César.

O investimento na nova rede de monitoramento hidrometeorológico fará de Alagoas o primeiro estado do Brasil a ter informações, em tempo real, de todos os seus municípios, fato que auxiliará na segurança da população e no trabalho de prevenção de desastres naturais.