25/10/2023 08:56 | Cultura

Governo de Alagoas incentiva participação pública na revisão do Plano Estadual de Cultura

Novo documento será construído em conjunto com gestores culturais e sociedade civil

A Secult está realizando inúmeras conferências nas diversas regiões do estado

Alexandre Teixeira / Ascom Secult

Daniel Borges / Ascom Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), está comprometido em promover a transparência e a participação da comunidade na revisão do Plano Estadual de Cultura, que foi originalmente instituído pelo Decreto nº 27.736, em 29 de agosto de 2013.

Para alcançar esse objetivo, foi lançada uma consulta pública para que os alagoanos contribuam com sugestões e melhorias para aperfeiçoar o novo plano. As contribuições recebidas durante essa consulta serão agregadas às propostas aprovadas durante a V Conferência Estadual de Cultura, evento programado para acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital Maceió.

“Esta é uma oportunidade única para influenciar e fortalecer o desenvolvimento do cenário cultural do estado. A consulta pública busca garantir que o Plano Estadual de Cultura de Alagoas represente efetivamente as aspirações e necessidades da comunidade”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Para contribuir com a consulta, os interessados devem enviar suas propostas e sugestões até o dia 30 de novembro de 2023 para o e-mail pec.alagoas@gmail.com.

Conferências Intermunicipais de Cultura

Além da chamada pública para a revisão do Plano Estadual de Cultura, a Secult, em parceria com os municípios, está realizando inúmeras conferências nas diversas regiões do estado, com a missão de deliberar sobre ações que impactam tanto os municípios quanto o estado como um todo. Durante essas conferências regionais, são selecionados delegados que representarão suas respectivas regiões na conferência estadual.