06/03/2023 10:09 | Agricultura

MELHORIAS

Governo de Alagoas garante água para agricultores familiares de Major Izidoro

Governador Paulo Dantas assinou ordem de serviço para construção de 848 cisternas no município sertanejo


Em Major Izidoro, governador Paulo Dantas participou de inaugurações e assinatura de ordens de serviço para melhorias no município

Thayana Araújo/Ascom Seagri


Tatiane Gomes/Ascom Seagri

O governador Paulo Dantas, ao lado do secretário Executivo da Agricultura e Pecuária em Alagoas, David Nunes; e do prefeito Theobaldo Cintra, assinaram no domingo (5) a ordem de serviço para a construção de 848 cisternas no município de Major Izidoro. A ação beneficia quase 900 famílias de agricultores familiares, que terão acesso à água potável de qualidade e em quantidade. 

O investimento chega a quase R$ 4 milhões em recursos do próprios, provenientes do Programa Estadual de Universalização do Acesso à Água, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri). Além de mudar a realidade de abastecimento na cidade, as obras irão movimentar a economia da região, com a geração de cerca de 250 empregos diretos e indiretos na construção das cisternas. 

Além da autorização de construção das cisternas, o governador Paulo Dantas também autorizou a construção de 3 km de ciclovia no município de Major Izidoro. Também estiveram no evento, a primeira-dama do Estado, Marina Dantas, e o deputado federal por Alagoas Luciano Amaral. 

“Nós estamos fazendo investimentos em Alagoas de ponta a ponta. A construção das cisternas vai garantir segurança hídrica para as pessoas de Major Izidoro, por um programa que é coordenado pela Seagri, que já iniciamos no município de Olivença e nos próximos dias vamos iniciar as obras aqui”, afirmou o governador Paulo Dantas. 

Após a finalização dos reservatórios, a população que vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica terá acesso à água de qualidade para produzir e se alimentar. “Esse investimento do Governo do Estado representa uma mudança significativa na vida dos agricultores familiares. Nos próximos meses ainda teremos mais de 5 mil cisternas para serem autorizadas a construção na região do sertão alagoano”, anunciou o secretário Executivo da Seagri, David Nunes. 

O prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra, comemorou a construção das 848 cisternas no município, que vai facilitar o acesso à água para consumo humano e evitando que as famílias percam grande parte do dia em longas caminhadas em busca de água ou acessem água de baixa qualidade.

“As obras autorizadas vão trazer mais melhorias para a população. As cisternas vão trazer mais qualidade de vida para as famílias que tanto sofrem com a seca. Acreditamos que o problema no abastecimento de água vai diminuir”, ressaltou o prefeito. 

Em 2023, já foram autorizadas pelo Governo do Estado, através da atuação da Seagri, a criação de mais de 1.100 cisternas, distribuídas entre os municípios de Olivença e Major Izidoro, que irão melhorar o abastecimento de água das cidades.