23/11/2023 16:24 | Infraestrutura

Governo de Alagoas entrega pavimentação asfáltica de rodovia em Teotônio Vilela

Paulo Dantas inaugurou trecho ligando o município ao povoado Gulandim e visita obras da Creche Cria

Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o vice-prefeito de Teotônio Vilela, Márcio Vilela, inauguraram, nesta quinta-feira (23), a implantação e a pavimentação asfáltica da Rodovia Vicinal Teotônio Vilela-Gulandim. A obra, que teve um investimento de R$ 20 milhões, tem 6 quilômetros de extensão e vai beneficiar diretamente cerca de 10 mil pessoas da região.

“É uma alegria  inaugurar essa obra, do programa Alagoas de Ponta a Ponta, que vai ser muito importante para todos que vivem aqui na comunidade, para quem produz, para quem precisa trabalhar e chegar com segurança e com agilidade na cidade de Teotônio Vilela. Essa estrada também atende o pedido do vice-prefeito Márcio Vilela, do empresário Valdir Silva, do prefeito de Junqueiro Leandro Silva e também do nosso querido deputado André Silva, esse grupo político que se preocupa muito com Teotônio Vilela, com toda a região e que nós vamos estar de mãos dadas para promover desenvolvimento aqui para a cidade" , afirmou o governador Paulo Dantas.

Antes da solenidade de inauguração, Paulo Dantas visitou as obras da Creche Cria no povoado Gulandi, que deve ser inaugurada ainda esse ano."É uma obra muito importante, um dos programas que eu tenho mais carinho, porque cuida de criança. É uma creche que vai ter a condição de receber, em regime integral, 200 crianças. Nós já entregamos praticamente 50 creches em todo o Estado", acrescentou Paulo.

O governador adiantou que o município de Teotônio Vilela vai receber outras ações do Governo de Alagoas, como a pavimentação de mais 50 ruas no Programa Minha Cidade Linda, que, ao todo, vai contemplar 109 ruas. O vice-prefeito de Teotônio Vilela, Márcio Vilela,  ressaltou que a pavimentação da rodovia ligando o povoado de Gulandim a Teotônio Vilela é uma prova de palavra cumprida do governador, e vai facilitar o escoamento da cana de açúcar e de outros produtos agrícolas da região. "Isso vai propiciar mais  economia para as empresas  para que consigam gerar mais empregos", disse Vilela.

Márcio destacou também outra obra importante para o município que é a Creche Cria do Povoado Gulandim. "Se Deus assim nos permitir, no próximo ano, as nossas crianças do distrito Gulandim vão estar lá, desfrutando dessa beleza que esse programa Cria. O sorriso de uma criança é o sorriso de qualquer gestor", acentuou.

O deputado estadual André Silva afirmou que é a missão do Governo do Estado junto com a Assembleia Legislativa trabalhar em prol do povo. "Junto com o Governador, a gente não tem medido esforços para aprovarmos recursos que beneficiem todo o povo alagoano", observou o deputado.

O prefeito de Junqueiro, Leandro Silva, também agradeceu pela pavimentação da rodovia até  Gulandim que beneficia não só ao município de Teotônio Vilela, mas toda região, além de outras obras importantes do governo estadual como os Cisps , as Creches Crias, que também será inaugurada uma em Junqueiro e as obras do Programa Minha Cidade Linda.

Para o empresário Valdir Silva, a pavimentação da rodovia vai melhorar o escoamento da produção agrícola da região,  em especial da cana-de-açúcar, já que a estrada de barro trazia muitos problemas. Ele destacou também a instalação do Cisp-2 de Teotônio Vilela, que melhorou bastante a segurança na região. "Essa obra é um marco histórico pois agora os caminhões poderão transitar de forma tranquila seja no verão ou no inverno", salientou o empresário.

A nova rodovia garante mais segurança  aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, gerando mais desenvolvimento econômico e social para a região. A primeira etapa da obra foi realizada por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta,  compreendendo uma extensão de 6 km. O projeto completo abrange o trecho que vai de Teotônio Vilela até Bolivar, um povoado localizado em São Sebastião, cruzando pela AL 110. A extensão total do projeto é de 23,34 km.

A rodovia, antes de barro, dá acesso a vários povoados . Segundo os moradores, a estrada tem um intenso movimento de caminhões de grande porte para escoamento da produção de cana de açúcar. Na época de chuva, a estrada ficava intransitável. Mas agora esse problema acabou.