27/05/2023 09:26 | Desenvolvimento EconômicoDesenvolvimento HumanoGoverno de AlagoasPlanejamento e Gestão

Governo de Alagoas e ONU-Habitat lançam Observatório de Políticas Públicas do Estado

Plataforma é uma estratégia de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os 102 municípios alagoanos


Plataforma facilita gestores a ter acesso a dados importantes para a administração nos munícipios


Por Rafael Maynart / Agência Alagoas e Minne Santos / Seplag Onu-Habitat

A partir de agora, é possível saber como os municípios alagoanos estão alinhados em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso porque o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Governo de Alagoas lançaram o Observatório de Políticas Públicas do Estado, uma estratégia de localização dos ODS para os 102 municípios alagoanos. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (26), durante a 6ª edição do Fórum Participativo do Plano Plurianual 2024-2027, realizado em Arapiraca. 

 

Elaborada em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a plataforma concentra mais de 100 indicadores e disponibiliza dados atualizados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.  

 

O governador Paulo Dantas enfatizou este momento. “Temos investido bastante em projetos e ações que vão auxiliar o Estado a coletar informações, dados, a tudo que for possível para auxiliar o Governo de Alagoas a executar ações mais eficazes que beneficiam os alagoanos”, destacou.

 

Na ferramenta, é possível selecionar os dados por território, por ODS, por meta ou por indicadores específicos. Além do impacto nas ações, a estratégia visa promover uma tomada de decisões mais transparente, o acesso a dados abertos e a participação cidadã na construção e no monitoramento de programas e projetos. 

 

“Com o Observatório, o Estado, municípios, organizações da sociedade civil e a academia alagoana têm uma ferramenta de fácil acesso e que pode apoiar a criação e manutenção de políticas públicas de forma mais efetiva e conectada às agendas globais de desenvolvimento. É uma ferramenta muito importante para que esses agentes entendam quais as prioridades dos municípios e em que áreas devem agir”, explica a analista de Programas do ONU-Habitat, Angélica Carnelosso. 

 

Programas Estratégicos do Estado 

 

A plataforma também traz a sistematização de nove Programas Estratégicos do Estado. O estudo, desenvolvido em parceria com as secretarias do Executivo alagoano, busca fortalecer a utilização de evidências e os mecanismos de monitoramento e avaliação na formulação de políticas públicas.  

 

Fomentando também a reaplicação dos programas, a sistematização traz um panorama das principais características e resultados dessas iniciativas, levantando suas trajetórias e construindo uma visão compartilhada das principais informações que as descrevem. 

 

“Toda essa agenda com o ONU-Habitat é muito importante. São informações e relatórios que servirão de base para todos os estados brasileiros. Além de escutar as pessoas, nós estamos nos baseando em dados, otimizando recursos e melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.

 

O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas e a sistematização dos nove programas estratégicos do Estado estão disponíveis no link: https://observatorio.al.gov.br/