14/03/2023 11:13 | Tecnologia e InovaçãoCultura

Governo de Alagoas é o anfitrião do Dia Mundial da Criatividade em Maceió

Maior festival colaborativo de criatividade do mundo será realizado de 20 a 22 de abril e celebra a criatividade e a inovação, com atividades gratuitas ao redor do mundo.



Daniel Borges / Ascom Secult com Assessoria

O Governo de Alagoas é o anfitrião do Dia Mundial da Criatividade, maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontecerá em Maceió, de 20 a 22 de abril. Em Alagoas, o festival conta com o apoio das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedcis).

 

Com o tema ‘A Era dos Criadores de Impacto’, o projeto promove uma série de atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento, para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável na capital alagoana.

 

“Realizar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é mais um passo que Alagoas dá para o fortalecimento da Economia de Criadores, que vem crescendo de forma avançada e impactando diretamente o desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

"O festival tem como propósito conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas. Pautada nisso, a edição de 2023 terá como tema oficial "A Era dos Criadores de Impacto". Com muito orgulho, podemos dizer que a nossa comunidade é formada por centenas deles e que, juntos, promoveremos o desenvolvimento humano e profissional de milhares de pessoas por meio da revolução criativa", afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization.

 

Em Maceió, o líder local responsável pelo movimento é Gustavo Boroni, empreendedor alagoano com mais 14 anos de atuação na área da Economia Criativa. Multiartista apaixonado pela simbiose entre a fotografia e o design e por potencializar talentos, Boroni é fotógrafo, professor, publicitário, designer, relações públicas, especialista em Marketing Estratégico e founder da startup Estampa POP.

 

"Ser aprovado pela Organização Mundial da Criatividade para trazer o festival para Maceió é um orgulho muito grande, mas só faz sentido se tivermos o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da nossa região, que ajudem a transformar esse dia em um evento inesquecível. Afinal, as sociedades mais prósperas encorajam e utilizam a criatividade de todos os seus membros. Em abril, vamos potencializar nosso ecossistema criativo, focados na construção de um futuro melhor, com muita criatividade e inovação", declarou.

 

Sobre o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade)

 

O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa da World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade), organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

 

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

 

No Brasil, o movimento tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4 mil atividades em 146 cidades de 22 países, com a participação de 80 mil pessoas e a distribuição de 100 mil bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.