21/03/2023 18:44 | InstitucionalGestão e Finanças

Governo de Alagoas e Banco Mundial se reúnem para tratar ampliação de parcerias

Paulo Dantas destacou as parcerias entre o Estado e o Banco Mundial, que proporcionaram a criação e a manutenção de diversos programas sociais em Alagoas

Paulo Dantas recebeu Johannes Zutt e comitiva, em visita de cortesia no Palácio República dos Palmares

Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

Com o objetivo de renovar e ampliar parcerias já existentes, o governador Paulo Dantas recebeu o diretor e gerentes do Banco Mundial no Brasil, na tarde desta terça-feira (21), e apresentou os principais projetos sociais em execução, além das ações futuras para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado.

Paulo agradeceu a visita dos representantes do Banco Mundial, destacando as parcerias entre o Estado e a instituição, que proporcionaram a criação e a manutenção de diversos programas sociais em Alagoas.

“É sempre uma honra receber o Banco Mundial, com o qual temos parcerias importantes e que pretendemos renová-las e ampliá-las, porque tem sido benéfico para todos nós. Nossa solidez fiscal e econômica, como também a realização de programas sociais importantes são algumas garantias para eles. Na próxima semana, o Banco Mundial vai receber a secretária Renata Santos [da Fazenda] e sua equipe técnica para dar seguimento às tratativas e esperamos que sejam renovadas o quanto antes”, disse.

O governador também destacou os investimentos que o Estado têm feito no combate à pobreza e nos programas que estão sendo replicados pelo governo federal. “Ano passado lançamos o Pacto Contra a Fome e alcançamos mais de 100 mil famílias beneficiadas. Também ampliamos nossos programas de distribuição de renda, como o Cartão Cria e o Escola 10, que estão sendo replicados pelo governo do presidente Lula em todo o país”, concluiu,

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, elogiou a evolução fiscal que o Estado alcançou nos últimos anos e se disse satisfeito com as parcerias existentes com a instituição.

Além do governador, estiveram presentes ao encontro as secretárias Renata dos Santos (Fazenda); Luiza Barreiros (Gabinete Civil); Carol Balbino (Desenvolvimento Econômico);  Gabriel Albino (Planejamento); e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Lopes.

Pelo Banco Mundial, além de Johannes Zutt estiveram a gerente regional na área de Políticas Macroeconômicas e Fiscais, Doerte Domeland; o gerente regional na área de Pobreza e Equidade, Carlos Rodriguez Castelan; o gerente regional na área de Finanças, Competitividade e Inovação, Yira J. Mascaro; o gerente regional na área de Governança, Joseph Kizito Mubiru; a economista Shireen Mahdi, o economista sênior Fabiano Colbano e  Robert R. Taliercio, diretor regional da área de Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições da América Latina (EFI).