15/03/2023 08:15 | Institucional

ENERGIA RENOVÁVEL

Governo do Estado doa terreno ao TJ-AL para construção de usina solar

Iniciativa vai representar uma significativa economia no orçamento do TJAL, que poderá utilizar os recursos para investimentos no judiciário

Governador assina termo de doação de terreno

Felipe Brasil / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, assinaram, na noite desta terça-feira (14), o termo de cessão de um terreno para o Poder Judiciário para a construção de uma usina de energia solar. O terreno fica localizado na cidade de Delmiro Gouveia e tem uma área de 41 mil m², onde a ideia é gerar créditos que trarão redução significativa no custo com energia elétrica.

A doação do terreno aconteceu por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Para o governador Paulo Dantas, a iniciativa é inovadora e representa uma significativa economia no orçamento do TJAL, que poderá utilizar os recursos para investimentos no judiciário.

“Parabenizo o desembargador presidente Fernando Tourinho pela iniciativa inovadora moderna, em nos solicitar uma área de quase 41 mil m² para construir uma usina solar. Isso significa energia renovável, significa cuidar do meio ambiente e proporcionar para o Tribunal de Justiça de Alagoas uma economia de R$ 5 milhões por ano. O Governo de Alagoas entrou como parceiro nesse projeto, porque entendemos que projetos como esse tem que ser levados adiante”, destacou.

O presidente do TJ-AL, desembargador Fernando Tourinho, agradeceu ao governador pela sensibilidade com o tema e em atender a solicitação do pleito.

“A cessão do terreno vai ajudar muito o Poder Judiciário. O governador foi sensível ao nosso pleito, fez essa doação. Vamos buscar iniciar a construção desse parque o quanto antes. A construção desse parque solar é uma das prioridades da nossa gestão para justamente melhorar a economia do Poder Judiciário. Essa parceria com o Governo do Estado é importante, porque juntos podemos fazer mais. Com esse investimento, nós vamos economizar uma parte considerável com os recursos que pagamos hoje com energia elétrica para poder investir nos servidores”, esclareceu.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Washington Luiz; a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; o secretário da Seplag, Gabriel Albino; a secretária da Fazenda, Renata Santos; os deputados estaduais Silvio Camelo e André Silva, o diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Messias; a presidente em exercício da OAB Alagoas, Natália Von Sohsten, além de desembargadores e juízes.